Catedral Metropolitana de São Paulo

A Catedral Metropolitana de São Paulo, localizada no centro da Praça da Sé, é um marco para a cidade e representa o quarto maior templo neogótico do mundo.

Fachada da Catedral Metropolitana de São Paulo - SP, localizada na Praça da Sé.
Fachada da Catedral Metropolitana de São Paulo - SP, localizada na Praça da Sé.

A Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, é um marco para a capital paulista e para a arquitetura mundial. Localizada no coração da cidade, na região central da Praça da Sé, a Catedral surpreende pela sua grandeza e riqueza de detalhes. A Catedral começou a ser construída em 1913 e ficou pronta 40 anos depois, para comemorar a data de aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo. Sua arquitetura apresenta um estilo neogótico - apesar da sua cúpula ser renascentista - e por isso, a Catedral Metropolitana de São Paulo é o quarto maior templo neogótico do mundo.

A sua história começa lá em 1589, onde foi decidido que deveria ser construída uma igreja matriz no centro da vila de São Paulo de Piratininga, local onde fica a Praça da Sé hoje. A Igreja matriz ficou pronta em 1616 e em 1745, quando São Paulo se tornou sede da diocese, foi demolida e substituída por outra, que ficou pronta em 1764. Esta igreja se tornou a Catedral de São Paulo até 1911, onde foi demolida novamente e deu lugar à construção atual que vemos hoje, com estilo neogótico e uma cúpula inspirada na arte renascentista da Catedral de Florença, na Itália. Entre os anos 2000 e 2002, a Catedral passou por uma restauração fiel ao projeto original.

Temos algumas curiosidades sobre a Catedral da Sé. Além de ser a igreja mais alta de São Paulo e ter capacidade para abrigara mais de 8000 pessoas, você sabia que ela possui o maior órgão da América Latina? Sim, ele possui cerca de 12 mil tubos e foi construído em Milão, na Itália - vale a pena assistir uma missa dominical para ouvir os belos sons produzidos pelo instrumento. A Catedral também possui uma cripta subterrânea, onde diversas personalidades da história do Brasil estão enterradas. Para aqueles que gostam de saber todos os detalhes dessa construção marcante para o país, a Catedral da Sé oferece a possibilidade de uma visita guiada após as missas, para quem quer conhecer mais a história e os estilos arquitetônicos dessa construção.

Ver rotas de ônibus para Catedral Metropolitana de São Paulo

Mosteiro de São Bento

Com mais de 400 anos de história, o Mosteiro de São Bento tem grande importância para a cidade de São Paulo - SP e atrai turistas com o famoso canto gregoriano.

Vista aérea do Mosteiro de São Bento na cidade de São Paulo - SP.
Vista aérea do Mosteiro de São Bento na cidade de São Paulo - SP.

Localizado no Largo de São Bento, no coração da cidade de São Paulo - SP, o Mosteiro de São Bento é o conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento. Sua estrutura atual começou a ser construída entre 1910 e 1912, a partir do projeto criado pelo arquiteto alemão Richard Berndl.

Cerca de 45 monges vivem no Mosteiro, onde dedicam suas vidas à tradição do "ora e trabalha". No caso dos monges paulistanos, acrescentou-se a tradição "e leia". Os religiosos estão sempre dispostos a receber hóspedes e visitantes, acolhendo os que vêm à procura de oração, retiro, orientação espiritual ou confissão.

A Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção possui coro para o ofício divino em rito monástico, celebrado diariamente pelos monges e a missa, em rito romano, ambos com canto gregoriano. Em maio de 2007, o mosteiro hospedou o Papa Bento 16 em sua primeira visita ao Brasil.

O Mosteiro de São Bento é considerado um símbolo de grande importância para a cidade de São Paulo - SP, pois com mais de 400 anos de história, ele sempre teve grande influência na cidade. Além disso, o mosteiro conta com um teatro, no qual são realizados concertos musicais e eventos em geral.

Já o colégio, oferece cursos e oficinas em alguns dias da semana. No entanto, são duas as principais atrações do mosteiro: o visitante não pode deixar de conferir as missas com cantos gregorianos que ocorrem todos os dias e a missa mais tradicional, que acontece aos domingos, às 10h, e que é entoada pelo som de órgão com mais de 7 mil tubos. É possível também fazer um tour guiado pelo mosteiro, onde os turistas conhecem de perto cada canto histórico do local.

O Mosteiro de São Bento é parada garantida para quem visita a capital paulista. É uma daquelas dicas que vale também para as pessoas que não são religiosas, pois se trata de um lugar muito bonito, com aprendizado e uma cultura bem diferente.

Mesmo se você não for religioso, tem uma atração que agrada a todos; a Padaria do Mosteiro oferece pães e bolos produzidos pelos próprios monges e dá para aproveitar um belo café da manhã ou lanche da tarde! Inclusive, no último domingo de cada mês, acontece o Brunch no Mosteiro, onde um chef oferece pratos exclusivos, regados a exposições de arte e boa música.

Se você vai visitar a cidade de São Paulo - SP, não deixe de se programar para fazer uma visita ao Mosteiro, você não irá se arrepender!

Ver rotas de ônibus para Mosteiro de São Bento

Paróquia Nossa Senhora do Brasil

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil em São Paulo - SP foi inspirada nos templos mineiros e encanta com decoração interna que lembra igrejas portuguesas.

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil, construída em 1940, é uma tradicional igreja da zona oeste de São Paulo. Localizada na Praça Nossa Senhora do Brasil, é um ponto de referência do bairro Jardim América. O projeto criativo e sua realização é do artista modernista Antônio Paim Vieira, que explorou linguagens diversas como pintura, azulejaria e vitrais, sendo responsável por toda sua decoração.

Construída em estilo neobarroco, sua aparência remete à Igreja de São Francisco, na cidade mineira de Ouro Preto. O teto da igreja é decorado com reproduções de pinturas da Capela Sistina, no Vaticano, obras de extremo valor artístico e histórico.

Ver rotas de ônibus para Paróquia Nossa Senhora do Brasil