A cidade de Poços de Caldas, localizada em Minas Gerais, conta com mais de 100 mil habitantes e é a 15º mais populosa do Estado. O município, que está localizado na mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas, foi fundado no ano de 1872 e é uma das cidades mineiras mais ricas em cultura. Dentre os eventos culturais mais conhecidos e visitados estão o Festival Música nas Montanhas, a Virada Mineira e a Flipoços - Festival Literário Nacional de Poços de Caldas.
O nome da cidade faz referência ao município de Caldas da Rainha, em Portugal, que ficou conhecido pelos seus poços de água térmica, também encontrados na cidade mineira. Como as fontes eram em poços, surgiu o nome “Poços de Caldas”.
A cidade mineira já foi muito famosa pelas suas fontes e nascentes e até hoje é considerada uma importante estância hidromineral do país, consolidando a cidade na rota do turismo medicinal no país. Encontrada às bordas de uma caldeira vulcânica, as águas raras do município - conhecidas como sulfurosas - têm poder terapêutico, fato que chama a atenção de todos. Os banhos medicinais de imersão podem ser feitos hoje no Balneário Dr. Mario Mourão, na Fonte Pedro Botelho e no Thermas Antônio Carlos, que possui diversos outros serviços terapêuticos e tratamentos cosméticos.
A cidade também se destaca na produção e comércio de cristais, atividade tradicional que utiliza as técnicas italianas da Ilha de Murano. Os turistas podem conhecer as lojas de decoração da cidade, as mais famosas são Cristais São Marcos e Cristais Cá D'Oro.
Considerado um destino turístico muito popular, Poços de Caldas possui inúmeras atrações de lazer para quem gosta de registrar paisagens incríveis como o Cristo Redentor mineiro, o Zoo das Aves, a Cachoeira Véu das Noivas e a Cascata das Antas. Para quem gosta de esportes, dá para se arriscar na Rampa Norte e fazer um passeio de voo livre, sob o visual único das montanhas, conhecidas como o Mar de Minas. Já a Represa Bortolan oferece atividades aquáticas para toda a família, com opções de passeios com pedalinhos, lanchas e jet ski. Mas se você prefere um passeio mais zen, a Pedra Balão é um ponto turístico que atrai praticantes de ioga e meditação.
Quem viaja para lá também não pode deixar de conhecer a culinária local: alguns pratos especiais são o clássico frango com quiabo, o tutu de Minas, o bambá de couve e o feijão tropeiro. Vale a pena fazer uma visita ao Mercado Municipal e provar todas as delícias típicas da região. Em Poços de Caldas você também consegue encontrar inúmeras opções de hotéis e pousadas por um preço justo e bom custo benefício.
Se você está planejando adquirir uma passagem para viajar e conhecer esse destino mineiro, não deixe de incluir no seu roteiro um passeio pelo Teleférico até a Serra São Domingos, uma visita à Fonte dos Amores e ao Santuário Mãe Rainha, fazer um tour pelas cervejarias artesanais da cidade, relaxar no Santuário Japonês e se divertir no parque Walter World. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão o Bar do Zé, o Becco Burguer, o bistrô Ollivia Gastronomia e o Recanto da Tilápia!