A cidade de Rio das Ostras, localizada a apenas 170 km da cidade do Rio de Janeiro, conta com mais de 150 mil habitantes e integra a Região dos Lagos. O município, que também é conhecido como "Pérola mais bela", tem 28 maravilhosos quilômetros de litoral. São cerca de 15 praias que atraem viajantes em todas as estações, garantindo turismo intenso o ano todo. Rio das Ostras tem sombra, água fresca, belas praias e uma vista especial nas orlas das praias, que agradam todos os tipos de turistas.
Uma curiosidade é que Rio das Ostras figura entre as cidades mais jovens do Brasil, tendo sido fundada em abril de 1992. Sua emancipação político-administrativa se deu pela chegada da Estrada de Ferro Leopoldina, pela expansão turística da Região dos Lagos e também a instalação da Petrobras em Macaé, cidade vizinha. E por falar em Petrobras, atualmente Rio das Ostras tem recebido investimentos em infraestrutura provenientes de royalties concedidos pela empresa.
Na hora de esticar a toalha e relaxar na praia, o que não falta é opção. Se você prefere tranquilidade, reserve tempo para curtir duas praias em Rio das Ostras: Joana e Tartarugas. O cenário é de paz, com águas calmas, ideal para curtir o dia com as crianças. Já a Praia do Centro e da Costazul é puro agito, diversão e ideal para quem gosta de curtir uma praia com infraestrutura, com diversas opções de bares e restaurantes. A praia de Costazul tem um mar agitado, ideal para a prática de esportes aquáticos, como surf e bodyboard em Rio das Ostras.
Se estiver a passeio por Rio das Ostras, também vale conhecer a Praça da Baleia, que leva esse nome devido a uma escultura enorme de uma Baleia Jubarte. A obra tem 20 metros de comprimento e foi esculpida à base de latão, chapa de bronze e metal pelo artista Roberto Sá. Há ainda um passeio de barco que é destaque entre os turistas em Rio das Ostras: vale a pena tirar o dia para curtir na Lagoa de Iriri, mais conhecida como Lagoa da Coca-Cola devido à coloração escura da água.
Ah, uma outra opção para quem gosta de estar em contato com a natureza é a visita ao Parque Natural dos Pássaros, que foi criado com o objetivo de abrigar espécies ameaçadas de extinção. Além do trabalho bacana de preservação que fazem, o local é considerado o maior viveiro da América Latina. Incrível, né? Vale a pena o passeio!
Mas não é só de praia e parques que vive Rio das Ostras. A cidade também é conhecida por receber um dos mais concorridos eventos da Região dos Lagos, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Considerado um dos melhores do gênero no país, o festival é realizado no inverno, entre julho e setembro. E aí, bora arrumar as malas e embarcar nessa viagem?