A cidade de Betim, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o quinto município mais populoso de Minas Gerais, com aproximadamente 440 mil habitantes. A região onde hoje fica Betim tem sua história marcada pela ocupação de luso-brasileiros no século XVII e por ser rota dos bandeirantes, que viajavam de São Paulo a Pitangui por conta das descobertas de metais e pedras preciosas no local. Inclusive, seu nome é uma homenagem a um desses primeiros desbravadores que por lá passaram, Joseph Rodrigues Betim.
Fundada em 1938, Betim tem um forte pólo industrial e é conhecida por abrigar a montadora de veículos, Fiat, e muitas outras fábricas de autopeças que sustentam essa cadeia produtiva. Com isso, a cidade atrai pessoas de todos os lugares do Brasil que por lá se instalam para trabalhar na zona metalúrgica.
Porém, Betim vem investindo em seu potencial turístico. Se você viaja de ônibus para a cidade pode se programar porque o que não falta são programas deliciosos para todas as idades, atrativos ecológicos, rurais e culturais. Um deles é o Parque Vale Verde, que abriga viveiro de aves, orquidário e passeios de charrete. Mas tem mais!
O local tem ainda um Museu da Cachaça, com aproximadamente 1.700 rótulos da bebida tradicional brasileira. Tem cachaça pra todos os gostos! É o destino ideal para quem deseja conhecer e experimentar um pouco mais da bebida que o mineiro entende e produz com excelência, tendo rótulos premiados mundialmente. Além de poder degustar e comprar uma "branquinha", há produtos produzidos na área rural da região, como doces e queijos. Tudo caseiro e bem fresquinho. Huuum!
Se você está planejando uma viagem para Betim, se programe também para conhecer o Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Izabel. O local foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Betim e proporciona aos visitantes arte, cultural, religiosidade e lazer para quem o visita. Ah, e como uma boa cidade mineira, o município também é famoso pelo artesanato local, que pode ser apreciado e adquirido no Salão do Encontro. Você deve encontrar vasos de cerâmica, tapetes, móveis de madeira e mantas de tricô de mais de 300 artistas da cidade. Imperdível!