A Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e está localizado no litoral norte do estado de São Paulo, a 212 quilômetros da capital. Com aproximadamente 35 mil habitantes, a ilha vê sua população quadruplicar nas altas temporadas de verão. O arquipélago conta com 130 km de costa, presenteando os turistas com 42 praias e 360 cachoeiras registradas (quase uma cachoeira para cada dia do ano).
Com 83% de área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, a cidade é perfeita para caminhadas e banhos em meio à Mata Atlântica. Marcado por histórias e lendas de piratas, o mar de Ilhabela possui muitos naufrágios, boa parte disponível para mergulhos. Se você pretende viajar para Ilhabela e mergulhar certamente deve incluir a Ilha das Cabras no seu roteiro. Há muitas agências na cidade com diversos planos para mergulhos com cilindro.
Agora se você prefere ficar na areia ou na superfície, anote aí as praias mais incríveis da Ilhabela: Praia do Jabaquara, Praia do Curral, Praia do Perequê (repleta de quiosques e barzinhos), Praia da Fome, Praia do Julião, entre outras. Outra opção é conhecer praias mais distantes, acessíveis por passeios de carros 4x4 e barco, como a Praia dos Castelhanos (considerada uma das mais bonitas do Brasil) e a Praia do Bonete.
A cidade tem ótimos ventos que dão o título de "Capital Nacional da Vela" à Ilhabela. No mês de julho, velejadores de todo mundo chegam à região para uma tradicional competição da modalidade, durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
Ah, e não deixe de conhecer algumas das belas cachoeiras da ilha. Recomendamos que você não deixe de fora da sua listinha a Cachoeira do Paquetá, que tem uma borda infinita, de frente para as serras da região. É imperdível! Há outras cachoeiras em Ilhabela, como a Cachoeira da Toca, Cachoeira dos Três Tombos, Cachoeira do Veloso, entre outras. Mas fique atento: abuse do repelente, especialmente os à base de Citronela, já que a ilha é famosa pela presença dos borrachudos.