Arena do Grêmio

Panorama da Arena do Grêmio durante partida entre Brasil e Equador em Porto Alegre - RS.
Panorama da Arena do Grêmio durante partida entre Brasil e Equador em Porto Alegre - RS.

Arena do Grêmio é um estádio de futebol localizado no bairro Farrapos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Sua capacidade oficial é para 55.662 lugares, sendo o 7º maior estádio do Brasil. No Sisbrace, sistema de avaliação de estádios de futebol do Ministério do Esporte do Brasil, a Arena do Grêmio recebeu classificação máxima em todos os aspectos. No mesmo ano da inauguração, foi eleito o "Estádio do Ano", pelo site "StadiumDB", ficando a frente de outras arenas como o Estádio Nacional de Varsóvia.

A arena foi inaugurada oficialmente em 8 de dezembro de 2012, com uma cerimônia que contou com a presença do grupo americano Blue Man Group, e um jogo amistoso entre o Grêmio e o Hamburgo, que terminou com o placar de 2–1 para o Grêmio. Mesmo sendo um dos estádios mais modernos do Brasil, não foi relacionado como sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, realizada no país, mas em 2019 a Arena do Grêmio foi selecionada como uma das sedes da Copa América de 2019 onde foram realizadas cinco partidas, entre elas a semifinal entre Chile e Peru, que terminou em 3–0 a favor dos peruanos.

Ver rotas de ônibus para Arena do Grêmio

Estádio Beira-Rio

O Estádio José Pinheiro Borda (mais conhecido como Estádio Beira-Rio e pelo apelido de Gigante da Beira-Rio) é um estádio de futebol localizado às margens do lago Guaíba na cidade de Porto Alegre. Pertence ao Sport Club Internacional e sua capacidade é para 50 842 torcedores, sendo o 10.º maior estádio do Brasil.

O Beira-Rio foi inaugurado oficialmente em 6 de abril de 1969, numa partida amistosa entre a equipe do Internacional e o Benfica, de Portugal, para um público de mais de 100 mil pessoas. O jogo acabou em 2 a 1 para o time brasileiro, uma vitória histórica contra uma das melhores equipes da época, e que contava, entre outros craques, com Eusébio.

Desde então, o Beira-Rio foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como finais do Campeonato Brasileiro, da Copa Libertadores da América, da Copa Sul-Americana, da Copa do Brasil e cinco jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.

O Beira-Rio passou por um grande processo de modernização visando à Copa do Mundo de 2014. As obras do projeto denominado Gigante para Sempre começaram em março de 2012 e duraram cerca de dois anos. Neste período, a casa dos colorados foi adaptada às exigências e padrões internacionais do futebol estipulados pela FIFA, tornando-se mais confortável e segura.

O estádio adaptou-se às mais recentes exigências e padrões internacionais do futebol, pronto para sediar qualquer jogo nacional ou internacional, com um complexo esportivo sustentável. A casa do Internacional recebeu cinco partidas da Copa do Mundo de 2014. Foi batizado em homenagem ao cidadão português e colorado que presidiu a comissão de obras e comandou a construção, que morreu pouco antes de sua conclusão.

Ver rotas de ônibus para Estádio Beira-Rio

Destinos mais procurados