Com mais de 14 mil metros quadrados totalmente dedicados à arte e à cultura, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está localizado na capital Fortaleza – CE e é considerado um dos maiores centros culturais do Brasil, em extensão e relevância. O espaço foi idealizado em 1993 e construído na área portuária da cidade, mais precisamente na famosa Praia de Iracema. O Centro foi criado com o objetivo de ser um marco cultural para o país, que promove o encontro de pessoas e a difusão de arte e cultura. Inaugurado em 1999, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura leva esse nome em homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, mais conhecido como Dragão do Mar – ele foi protagonista na luta pela abolição da escravidão no estado do Ceará.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura chega a receber quase 2 milhões de visitantes por ano e é um dos pontos turísticos mais famosos da capital cearense. Com uma arquitetura arrojada e moderna, o Dragão do Mar se destaca entre os prédios do centro histórico da cidade. Quem visita o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura tem acesso às principais instituições culturais da cidade; o Centro abriga o Museu de Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Planetário Rubens de Azevedo, o Teatro Dragão do Mar e o Cinema Dragão. Outros importantes espaços culturais também estão localizados no Centro, como biblioteca, anfiteatro, auditório, galeria, arena e a famosa Praça Verde.
Para completar o passeio cultural, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura também possui uma cafeteria Santa Clara, perfeita para aquela pausa do lanchinho da tarde. E se o passeio se estender até à noite, o Centro está localizado em uma região com grande variedade de restaurantes e bares. Que tal já deixar marcada uma visita ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura na sua viagem para Fortaleza?