A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Catedral Metropolitana de Brasília, é uma igreja que fica localizada no Eixo Monumental, perto da Esplanada dos Ministérios. Sua arquitetura foi desenvolvida pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer; uma curiosidade é que foi a partir da obra da Catedral que Niemeyer venceu o Prêmio Pritzker, uma das mais importantes premiações da arquitetura.
A Catedral é considerada por muitos a grande obra-prima do artista e segue o estilo moderno futurista. Com capacidade para 4000 pessoas, hoje a Catedral é considerada o grande cartão-postal da capital federativa do país.
Ao chegar na Catedral, você irá se deparar com 4 esculturas feitas em bronze: uma representação dos Quatro Evangelistas. A Catedral possui quatro sinos grandes pendurados ao lado de fora da catedral e são sustentados por um campanário de aproximadamente 20m de altura, doados por espanhóis trazidos da cidade de Miranda de Ebro.
Em sua entrada, você encontra um pilar com diversas passagens sobre a vida da mãe de Jesus, Maria, além de passagens bíblicas pintadas por Athos Bulcão. Outra curiosidade que chama a atenção na Catedral é a réplica da escultura Pietá, de Michelangelo; é a primeira réplica milimetricamente igual à original e foi abençoada pelo Papa João Paulo II.
A Catedral Metropolitana de Brasília também dispõe de uma piscina refletora, conhecida como Espelho D'Água, de aproximadamente 12m de largura e 40cm de profundidade. Essa piscina fica em torno da Catedral e seu intuito é ajudar a resfriar o prédio; além de deixar a paisagem ainda mais bonita. Outro ponto que chama a atenção na Catedral é a sua Cripta revestida de mármore negro, que possui uma foto do Santo Sudário em tamanho real.
A Catedral é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Brasília - DF e é o maior ícone religioso da região. Se você estiver com tempo, recomendamos que você realize duas visitas em diferentes horários do dia; a cada hora os vitrais mudam de cor, já que a luminosidade depende da intensidade e da posição do sol. À noite, a Catedral ganha uma iluminação especial e fica ainda mais linda! Vale a pena adicionar este ponto turístico ao seu roteiro e conferir de pertinho a grandiosidade dessa importante obra brasileira!