Localizado em Brasília - DF, o Memorial JK é um museu e centro cultural brasileiro que foi construído para homenagear o ex-presidente Juscelino Kubitschek a pedido de sua viúva, a ex-primeira dama Sarah Kubitschek. O projeto foi um pedido especial da própria Sarah ao arquiteto Oscar Niemeyer após a morte trágica do marido em 1976, em um acidente de carro. O Memorial JK foi inaugurado em 1971, na mesma data de aniversário do presidente JK. Localizado na Praça do Cruzeiro e com projeto arquitetônico de Niemeyer, o Memorial recebeu o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A visita no Memorial permitirá que o turista conheça a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek ainda mais a fundo, além de curiosidades da sua vida pessoal e das suas histórias em Brasília. No Memorial JK, encontra-se o túmulo do ex-presidente, além de fotografias com sua esposa Sarah Kubitschek, objetos de uso pessoal e a biblioteca particular de JK, exposição de roupas usadas por eles, como a faixa presidencial. Na entrada do Memorial, fica a mais famosa estátua de Juscelino Kubitschek.
O Memorial também conta com um auditório, a sala de escritórios de JK e até o gabinete da ex-primeira dama. Além de toda essa viagem histórica, o Memorial oferece uma loja de souvenir, com diversas lembrancinhas do passeio; além do Café JK, que possui o verdadeiro pão de queijo mineiro em seu cardápio. O Museu expõe boa parte da história da capital federativa do país e vale a pena tirar um tempinho para se aventurar por esse capítulo importante do nosso país. Se você for viajar para Brasília - DF, o Memorial JK com certeza deve fazer parte do seu roteiro.