Localizado na área central do Plano Piloto em Brasília - DF, o Santuário São João Bosco é um dos templos religiosos mais famosos e visitados da capital federal. O Santuário homenageia o padroeiro da capital federal, São João Belchior Bosco. Sendo um dos cartões-postais de Brasília, o Santuário vai muito além de um templo religioso, ele é uma verdadeira obra arquitetônica quee encanta seus visitantes.
O Santuário São João Bosco, que foi finalizado em 1970, é uma das obras arquitetônicas mais bonitas de Brasília. Obra do arquiteto Carlos Alberto Naves, o Santuário possui características da arquitetura moderna. Mas é dentro do Santuário, onde se realizam as missas, batizados e casamentos, que a magia acontece. Com um belo lustre de 3,5m de altura e 7.400 peças de vidro murano simbolizando Jesus Cristo, a beleza da igreja impressiona. Como se não bastasse esse lustre luxuoso e belíssimo, o Santuário possui vitrais com 12 tonalidades diferentes de azul, que tornam o lugar ainda mais lindo. O azul predomina no Santuário, junto com seu altar. Além disso, na sua parte interior, o Santuário abriga a réplica oficial da urna onde está sepultado São João Belchior Bosco. A urna oficial fica em Turim, na Itália.
Em 2008, o Santuário São João Bosco foi eleito pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), que tem sede em Barcelona, como uma das Sete Maravilhas do Patrimônio Cultural de Brasília. A partir desse título, o Governo do Distrito Federal incluiu o Santuário na rota turística da capital federal. Além disso, o Santuário São João Bosco está inserido também na Rota da Paz, um tour virtual que foi lançado na internet para comemorar os 50 anos de Brasília. Se você for visitar Brasília - DF, a indicação é que você visite também o Santuário São João Bosco, uma das igrejas brasileiras mais bonitas que você poderá conhecer.