Fazendinha Rio
Fazenda para crianças, contato e alimentação de animais, passeios de pônei, pesca e restaurante.
Ver rotas de ônibus para Fazendinha RioSítio Ilha do Lazer
Ver rotas de ônibus para Sítio Ilha do LazerSítio Bumerangue
Ver rotas de ônibus para Sítio BumerangueSítio Roberto Burle Marx
Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco, o Sítio Roberto Burle Marx no Rio de Janeiro - RJ reúne registros da vida e das obras do paisagista brasileiro.
O Sítio Roberto Burle Marx é um sítio localizado no bairro de Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O nome do sítio é uma homenagem a Roberto Burle Marx, um artista plástico e paisagista brasileiro renomado internacionalmente, que residiu no local de 1973 até o dia de sua morte, em 4 de junho de 1994.
Burle Marx adquiriu a propriedade, originalmente denominada Sítio Santo Antônio da Bica, junto com seu irmão Siegfried Marx em 1949. O sítio foi doado por Burle Marx ao IPHAN em 1985, mesmo ano que o local foi reconhecido como patrimônio cultural brasileiro. O tombamento integral do sítio foi feito em 2000, seis anos após a morte do paisagista.
O sítio tem uma área de mais de 400 mil m², onde está reunida uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo, iniciada quando Roberto Burle Marx tinha seis anos de idade. Cultivada em jardins e em viveiros ao ar livre, a coleção é composta por mais de 3,5 mil espécies de plantas.
Após a morte do paisagista, sua residência transformou-se no Museu-Casa de Burle Marx em agosto de 1999. Além dos ambientes originais e dos objetos de uso pessoal, no Museu-Casa são exibidos objetos de arte e de artesanato adquiridos por Burle Marx durante toda a sua vida. O acervo da casa possui mais de 3 mil itens, incluindo obras do próprio Roberto que, além de paisagista, também era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor.
Sítio dos Netinhos
Ver rotas de ônibus para Sítio dos NetinhosFazenda Colubandê
A Fazenda Colubandê é uma fazenda colonial localizada no bairro do Colubandê, no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Em seu complexo está presente a casa-grande do século XVIII e a capela de Sant'Ana de 1618. O conjunto está tombado desde 1940 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e está entre os pontos turísticos de São Gonçalo.