Fazenda Santa Maria do Monjolinho
A Fazenda Santa Maria do Monjolinho é uma fazenda histórica localizada em São Carlos, interior de São Paulo. Foi tombada pelo CONDEPHAAT em 22 de junho de 2016. Situada às margens do Rio Monjolinho, ela também faz parte do circuito rural de fazendas já tombadas no município de São Carlos, que incluem a Fazenda Conde do Pinhal e a Fazenda Santa Eudóxia.
O casarão da fazenda teve sua construção iniciada em 1887 e possui características urbanas europeias, constituído por 34 cômodos. No estilo neoclássico, com dois andares, cerca de 98 janelas e portas, e com quase mil metros quadrados de área construída, o palacete foi feito com materiais trazidos da Europa.
No térreo da Fazenda Santa Maria do Monjolinho está o Museu Vivo, que possui caráter permanente, com diversos objetos históricos de valores culturais, utensílios e equipamentos, artes, livros, jornais, revistas, cartas, fotografias, discos de cera e móveis. Entre os destaques estão as obras O Inferno de Dante Ilustrado, Lusíadas de 1900, primeira versão em português de Rei Lear de William Shakespeare de 1905, e a Revista Ilustrada de Ângelo Agostini. No local, há também opções de passeios focados na produção de cana, leite e café, além de trilhas.