Basílica do Senhor do Bonfim, Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda, Igreja e Convento de São Francisco, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas na Bahia.
Basílica do Senhor do Bonfim
Decorada pelos turistas com fitinhas coloridas, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador - BA é palco de importantes rituais religiosos.
A Basílica Nosso Senhor do Bonfim é uma das igrejas católicas mais tradicionais de Salvador - BA, dedicada ao padroeiro dos baianos. Inaugurada no final do século XVIII, no topo na Colina Sagrada, a igreja é palco de importantes rituais religiosos, como a tradicional Lavagem do Bonfim. Outra tradição que atrai muitos turistas para esta igreja são as famosas fitinhas coloridas, que são penduradas por milhares de turistas na área externa e interna do templo e são consideradas um símbolo da cidade baiana.
Com aparência semelhante às igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim segue uma arquitetura neoclássica, com fachada em estilo rococó. Na parte interna, o destaque são as pinturas no teto e os azulejos. Todos esses detalhes compõem o cenário de rituais religiosos como a Lavagem do Bonfim, que acontece desde o século XVIII nos meses de janeiro. Na ocasião, as baianas do candomblé lavam as escadarias da igreja com águas de cheiro.
Por lá, as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim também chamam a atenção. Turistas de todo o mundo decoram a igreja com as fitas coloridas e realizam um pedido, como manda a tradição. Na sua próxima viagem para Salvador, faça o mesmo e se encante com a beleza da Basílica Nosso Senhor do Bonfim, um dos principais pontos turísticos da cidade.
A Igreja e Convento São Francisco fica no centro cultural de Salvador - BA e é tombada pelo IPHAN como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa.
A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas de Salvador - BA. O conjunto, especialmente pela riqueza da igreja, é considerado uma das mais espetaculares expressões do Barroco no Brasil. Localizadas no coração da cidade, as estruturas foram erguidas entre os séculos XVII e XVIII.
Tombadas pelo IPHAN, são classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, fazendo parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.
Construída no início do século XVIII, a Igreja Senhora do Rosário dos Pretos é um dos marcos do Centro Histórico de Salvador - BA.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma igreja católica de Salvador - BA. Construída no século XVIII, com decoração atual executada entre as décadas de 1870 e 1890, está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho. É parte do centro histórico da cidade declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
No interior, destacam-se os azulejos sobre a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Lisboa e à vida de São Domingos. Nos altares há imagens coloniais, destacando-se entre elas uma de Nossa Senhora do Rosário do século XVII, venerada na antiga Sé da Bahia, além de imagens de Santo Antônio de Categeró (ou Santo Antônio de Catigerona), São Benedito, Santa Bárbara e um Cristo crucificado em marfim.
Nos fundos da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos existe um antigo cemitério de escravos. Preservando sua história ligada aos negros, a liturgia dos cultos faz uso de música inspirada nos terreiros de Candomblé. É um exemplo do sincretismo baiano, com a Terça da Bênção, quando são utilizados instrumentos de candomblé para acompanhar a missa. Nas datas comemorativas de Santa Bárbara e Iansã a igreja é o ponto central dos festejos.
A Igreja Senhor dos Passos é um templo católico localizado no centro do município de Feira de Santana, na Avenida Senhor dos Passos. Encontra-se como estrutura histórica tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.
A Catedral Basílica de Salvador - BA é um dos monumentos mais importantes da capital baiana, com um acervo de obras considerado um dos mais valiosos do Brasil.
A Catedral Basílica de Salvador é a igreja mãe de todas as igrejas na circunscrição eclesiástica de São Salvador da Bahia. Nela também se encontra a sede da Paróquia da Transfiguração do Senhor. Chama-se de Catedral Primacial por se tratar da catedral da primeira arquidiocese do Brasil. De estilo predominantemente maneirista, é um dos monumentos mais importantes do Centro Histórico de Salvador, com proporções majestosas e esplêndida obra de talha nos altares.