Capela de São Miguel Arcanjo

Vista da fachada principal da Capela de São Miguel Arcanjo em São Paulo - SP.
Vista da fachada principal da Capela de São Miguel Arcanjo em São Paulo - SP.

A Igreja de São Miguel Paulista ou Capela de São Miguel Arcanjo, conhecida popularmente como Capela dos Índios, é o templo religioso mais antigo da cidade de São Paulo. Localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró), no bairro de São Miguel Paulista, cidade de São Paulo. A capela foi construída pelos índios guaianás catequizados pelos jesuítas, em 1560. Durante escavações em seu interior foram encontrados diversos objetos antigos e ossadas.

Tal obra jesuítica foi reformada a mando do frei Mariano da Conceição Veloso. A Igreja de São Miguel foi local de catequização dos índios Guaianases, que moravam nas redondezas. Acredita-se que Piquerobi, cacique e, consequentemente, chefe da tribo, junto à sua filha Uraraí, foram sepultados por baixo das palmeiras que aliás estão até os dias de hoje na frente da construção católica. Após o período de pertencimento e serventia dos jesuítas, a Igreja de São Miguel teve como posse à congregação dos Irmãos Josefinos, os quais, ao realizarem obras por volta do ano de 1945, prejudicaram o estilo e características originais. Após seu tombamento (1938) e restauração (1959), recebeu obras feitas pela própria Prefeitura Municipal de São Paulo e foi predito a utilização do espaço como um museu sacro.

São Miguel é visto como o que defende o trono celestial (guardião celeste), príncipe, guerreiro chefe supremo dos anjos. São Miguel faz parte da alta hierarquia dos anjos e seus cultos pede proteção e iluminação ao caminho de Deus. Ele é também padroeiro da Igreja Católica. Também é conhecido como Arcanjo da Justiça e do arrependimento. O nome Miguel significa “semelhança de Deus”.

Ver rotas de ônibus para Capela de São Miguel Arcanjo

Destinos mais procurados