Convento da Penha, Catedral Metropolitana de Vitória, Igreja dos Reis Magos, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas no Espírito Santo.
Convento da Penha
Localizado a 154 metros de altitude em Vila Velha - ES, o Convento da Penha é um monumento arquitetônico da cidade e um dos santuários mais antigos do país.
O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado em Vila Velha - ES, no alto de um penhasco de 154 metros de altitude. Tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possui um altar-mor composto por mais de 200 peças feitas de 19 tipos diferentes de mármore, construído por volta de 1800.
Do Convento da Penha é possível ter uma visão panorâmica de Vila Velha, Vitória e do Oceano Atlântico. O complexo abrange uma área de 632.226 m², englobando uma série de outros monumentos e atrativos, como a Gruta do Frei Pedro Palácios, o Museu de Nossa Senhora da Penha e a Sala dos Milagres.
Tombada como patrimônio histórico do estado, a Catedral Metropolitana de Vitória - ES é conhecida como símbolo da capital capixaba e pela estrutura neogótica.
Localizada na Cidade Alta, na Praça Dom Luiz Scortegagna, a Catedral Metropolitana de Vitória - ES foi erguida quase no mesmo local da primitiva Matriz, demolida no inicio do século XX. Teve sua construção iniciada em 1920 e foi somente concluída nos anos setenta.
Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984. Destaca-se por sua imponência, pela arquitetura eclética com característica neogótica e pelos maravilhosos vitrais de suas paredes.
A Igreja dos Reis Magos é um templo católico do distrito de Nova Almeida, na cidade brasileira de Serra, no estado do Espírito Santo. É considerada um importante exemplo da arquitetura jesuítica, realizada no estilo chão, uma variante do Maneirismo português.
Como todas as igrejas do estilo chão, sua fachada tem grande simplicidade, composta de um retângulo coroado por um frontão triangular com pináculos nas extremidades e uma cruz no topo. Sua única porta, bem como as três janelas no piso superior, têm vergas retas, a porta tem uma moldura de pedra de lioz e o frontão é perfurado por um óculo polilobado. À direita se ergue um campanário de partido quadrado, com uma seteira a meia-altura e um arco redondo vazado no topo, coberta por um coruchéu bulboso com pequenos pináculos nos vértices.
Inspirado na arquitetura renascentista de uma igreja da Itália, o Santuário Basílica de Santo Antônio é um dos cartões-postais de Vitória - ES.
O Santuário Basílica de Santo Antônio é um templo católico localizado na região sul de Vitória, capital do Espírito Santo. É um monumento que recebe vários turistas e onde é encenado o tradicional episódio da paixão de cristo na capital capixaba.
A arquitetura renascentista da igreja de Nossa Senhora da Consolação na Itália serviu de inspiração para a construção desse santuário. O mestre italiano Alberto Bogani foi o responsável pela pintura dos afrescos no interior da igreja e o artista Carlos Crépaz pelos vitrais e pela expressiva escultura do “Cristo Moribundo”.
Construída em 1535, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Vila Velha - ES é a mais antiga do Espírito Santo e uma das mais antigas do país.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é uma igreja católica localizada no Sítio Histórico da Prainha, no município de Vila Velha, no Espírito Santo. Considerada um marco da colonização do solo espírito-santense, a igreja é resultante da ampliação da mais antiga capela edificada na Capitania do Espírito Santo, e foi construída pelo seu primeiro donatário, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um templo católico localizado na cidade de Guarapari, no estado do Espírito Santo. O edifício foi construído na antiga aldeia do Rio Verde – Atual Guarapari - em 1585, pelo Padre José de Anchieta. O templo foi dedicado primeiramente à Sant’ Ana e depois de aproximadamente 170 anos, em virtude de políticas jesuíticas, passou a homenagear Nossa Senhora da Conceição. Em 1760, a igreja ficou abandonada devido à expulsão dos jesuítas, o que resultou em sua decadência. Em 1880, recebeu sua primeira restauração que conferiu detalhes da arquitetura neobarroca à fachada; essa intervenção ocorreu graças à preocupação do Governo do Estado em preservar o prédio. Em 1970, foi tombada pelo IPHAN como patrimônio nacional. Em 1972, passou por outra obra de restauração que resgatou a cobertura, forros e pintura geral.