Catedral de Santo Antônio
A Catedral de Santo Antônio em Guaratinguetá - SP é o monumento mais antigo de cidade, com grande valor histórico para a região e para o Estado de São Paulo.
A Catedral de Santo Antônio ou Igreja de Santo Antônio em Guaratinguetá - SP é a antiga sé arquiepiscopal da Arquidiocese de Aparecida - título transferido, por decreto do Papa Francisco, à Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Trata-se do monumento mais antigo de Guaratinguetá.
A Catedral teve início em 1630 com uma capela erguida em pau a pique coberta de palha. A igreja sofreu inúmeras reformas a partir do edifício original e foi ampliada entre 1773 e 1780, com o aspecto que se mostra no desenho do arquiteto austríaco Thomas Ender.
Após reforma ocorrida entre 1822 e 1847, a igreja chegou a sua configuração atual, com estilo arquitetônico predominante barroco. Na torre direita, há um relógio e sinos. Em seu interior há altares barrocos e neoclássicos e destacam-se imagens como as de São Miguel, de Nossa Senhora das Dores, de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e a imagem de Santo Antônio, padroeiro de Guaratinguetá.