Grande Hotel Termas de Araxá
O Grande Hotel Termas de Araxá é um hotel da cidade de Araxá, em Minas Gerais. Localizado no Parque do Barreiro, sua construção foi iniciada em 1938 e a inauguração ocorreu em 1944, pelo então presidente Getúlio Vargas e pelo governador mineiro Benedito Valadares. Os jardins e todo o projeto paisagístico foram criados pelo famoso pintor e paisagista Roberto Burle Marx.
O projeto do arquiteto Luiz Signorelli tem estilo arquitetônico semelhante ao encontrado nas antigas construções coloniais da América espanhola, em países como Colômbia e Venezuela. Suas paredes são revestidas com barro avermelhado, simbolizando simplicidade. Internamente, o Grande Hotel Termas de Araxá segue o estilo neoclássico, com colunas, capitéis e arcos. O projeto inclui restaurantes, bares, um cinema e um cassino que teve as atividades encerradas com a proibição do jogo no Brasil.
O hotel está integrado às Termas de Araxá por uma galeria suspensa, decorada com pinturas de paisagens e de pontos turísticos do estado. O local impressiona também pelas dimensões, considerando sua época de construção. Do térreo ao sótão da fachada principal são 9 pisos e aproximadamente 27,34 metros de altura.