Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, Museu Casa dos Contos, Igreja de São Francisco de Assis, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em Ouro Preto - MG.
Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar
A Basílica Menor Nossa Senhora do Pilar, tombada como monumento histórico pelo IPHAN, fica em Ouro Preto - MG e foi erguida durante o ciclo de ouro.
A Basílica Menor Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto - MG, popularmente chamada de Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o ciclo do ouro. É um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), localizado na Praça Monsenhor Castilho Barbosa.
Na sacristia da basílica está o Museu de Arte Sacra do Pilar, que reúne cerca de 8 mil peças dos séculos XVII ao XIX, além de documentos e algumas das vestimentas usadas na celebração do Santíssimo Sacramento e Semana Santa.
A Casa dos Contos é um museu brasileiro localizado em Ouro Preto, Minas Gerais. Esse monumento é uma construção feita em estilo barroco mineiro. O maior objetivo do Museu Casa dos Contos é preservar a história do Ciclo do Ouro e também promover a cultura nacional. Em uma das salas no segundo piso funciona o Ceco – Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, que reúne mais de dois milhões de documentos originais da época do Ciclo do Ouro. Uma outra sala é a Casa de Fundição, que mostra como era feito esse processo de fundir, bem como a cunhagem do ouro naquela época. Nesse espaço é possível ver ainda a história das moedas no Brasil Colônia e Império e também a evolução do processo de fabricação e cunhagem.
Eleita uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto - MG é um exemplar da arte colonial brasileira.
A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja católica da cidade de Ouro Preto - MG. Construída em estilo barroco, é um dos monumentos mais significativos da arte colonial, uma das mais conhecidas igrejas brasileiras daquele período e uma das mais celebradas criações do mestre Aleijadinho, que elaborou o projeto básico da fachada e da decoração.
Pela sua relevância extraordinária, a Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e classificada em 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Desde sua fundação, a Igreja de São Francisco deu origem a um expressivo corpo de tradições religiosas e culturais, sendo especialmente notáveis as que dizem respeito à Semana Santa. Outras festividades de relevância ao longo do ano são as comemorações dos onomásticos de alguns santos, como São Roque, em 16 de agosto, e São Francisco de Assis - as celebrações ao santo que dá nome à igreja ocorrem ao longo de nove dias, período em que os fiéis rezam uma novena que termina no dia 4 de outubro com uma missa solene e a bênção do Santíssimo.
Na Igreja também são realizados com regularidade concertos de música orquestral e vocal, apresentando-se composições de autores coloniais.
Tombada com Patrimônio Histórico, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Ouro Preto - MG é um exemplar do barroco colonial mineiro de 1765.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, também conhecida apenas como Igreja de Nossa Senhora do Rosário, é um templo católico localizado em Ouro Preto - MG. Tombado pelo IPHAN, é um dos mais originais edifícios sacros do tempo do Brasil Colônia.
A histórica Igreja Matriz de Santa Efigênia em Ouro Preto - MG é um monumento do barroco mineiro com elementos da cultura africana.
A Igreja Matriz de Santa Efigênia é um templo católico situado no alto da Ladeira de Santa Efigênia em Ouro Preto - MG. É uma igreja de grande importância para o barroco mineiro, além de ter expressivos elementos simbólicos da cultura africana. Sua construção teve início por volta de 1734 com Antônio Coelho da Fonseca como responsável pela obra. A igreja foi finalizada quase cinquenta anos depois, por volta de 1785. Vários artistas importantes da época fizeram parte da construção, gerando um grande conjunto de características distintas.
O Parque Estadual do Itacolomi em Ouro Preto - MG é uma Unidade de Conservação estadual de Proteção Integral, com uma área territorial de 7.543 hectares, composta de regiões de Mata Atlântica. Além de sua rica biodiversidade, é também um marco histórico-cultural da região, com visitação autoguiada tanto na parte histórica quanto nas trilhas e expedições. No Parque Estadual do Itacolomi, os visitantes também tem acesso a estruturas como um Centro de Visitantes, a Casa Bandeirista e o Museu do Chá.