Parque Ecológico da Pampulha

O Parque Ecológico da Pampulha em Belo Horizonte - MG faz parte de um projeto de recuperação ambiental, tem grande importância ecológica e é ideal para lazer.

Vista panorâmica do Parque Ecológico da Pampulha em Belo Horizonte - MG.
Vista panorâmica do Parque Ecológico da Pampulha em Belo Horizonte - MG.

O Parque Ecológico da Pampulha, cujo nome oficial é Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo, é fruto de uma importante história de recuperação ambiental e patrimonial na capital mineira. Localizado na região da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte - MG, o Parque se caracteriza por sua grande extensão de área verde - são cerca de 300 mil m² utilizados para o lazer e recreação dos mineiros e turistas. O Bosque do Parque da Pampulha traz um contato direto com a natureza e garante a união de representantes importantes dos biomas brasileiros, como o Cerrado, Mata Atlântica e Floresta Amazônica. Além disso, o Parque é muito procurado para a prática de esportes, caminhadas, andar de bicicleta e é muito comum encontrar pessoas soltando pipa ou praticando slackline - esporte de equilíbrio sob uma fita de nylon, muito comum entre os jovens.

Inaugurado em 2004, o Parque da Pampulha foi construído na região conhecida como Ilha da Ressaca - era formada por sedimentos que foram retirados da Lagoa da Pampulha ao longo dos anos devido ao processo de assoreamento. A retirada desses assoreamentos deu origem ao Parque Ecológico da Pampulha, que levou cerca de 10 anos para se estabilizar e ser dominado pela fauna e flora locais. O Parque da Pampulha foi idealizado pelo arquiteto Gustavo Penna e hoje é administrado pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte - MG.

O Parque da Pampulha oferece diversas áreas interessantes para lazer como o Bosque, uma área arborizada onde é muito comum a prática de piqueniques; a Esplanada, onde muitos aproveitam para soltar pipas e é o local que acontecem eventos no Parque; o Coreto, que costuma receber apresentações culturais da cidade e o Slackparque, point para os praticantes de slackline.

Além disso, no Parque da Pampulha está localizado o Memorial da Imigração Japonesa, atração turística inaugurada em 2009, ano que marcou o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Outro monumento importante localizado no Parque da Pampulha é o Memorial Francisco Lins do Rêgo, que homenageia um famoso promotor de Minas Gerais e que dá nome ao Parque. Vale a pena reservar um tempo para conhecer o Parque da Pampulha durante sua viagem a Belo Horizonte - MG.

Ver rotas de ônibus para Parque Ecológico da Pampulha

Parque Ecológico Roberto Burle Marx

O Parque Ecológico Roberto Burle Marx, também conhecido como Parque das Águas, está localizado no bairro Flávio Marques Lisboa, na região do Barreiro de Cima, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Constituído por uma área de 176 mil metros quadrados, está inserido no complexo ecológico da Serra do Rola Moça, divisa da Serra do Curral. Em sua extensão há várias nascentes de água e sua vegetação é típica do cerrado, com formações de campo cerrado e espécies nativas representativas de mata ciliar, como canelas, copaíbas, ingás, jatobás, além de mangueiras e eucaliptos. A fauna do Parque Ecológico Roberto Burle Marx é formada por tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões, sanhaços, garrinchas, corujas, saracuras, gambás e micos-estrela. A estrutura do local é composta por quadra esportiva, campo de futebol, várias praças, mirante, playground, nascentes, trilhas e um chafariz.

Ver rotas de ônibus para Parque Ecológico Roberto Burle Marx

Parque Ecológico Renato Azeredo

O Parque Municipal Renato Azeredo, conhecido popularmente como Parque Ecológico Renato Azeredo, é uma área protegida brasileira municipal. Localizado no bairro Palmares, região nordeste de Belo Horizonte, ele conta com 25.650 m² de área parcialmente cercada.

Ver rotas de ônibus para Parque Ecológico Renato Azeredo

Parque Ecológico Profº Marcos Mazzoni

Localizado na região nordeste de Belo Horizonte, possui 14.080 m² de área totalmente cercada. Sua criação se deu em 1990 através de Decreto Municipal, com o nome de Parque Ecológico e Cultural da Cidade Nova. Em 2003, seu nome foi alterado por Lei Municipal para Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni, em homenagem ao artista plástico que por muitos anos residiu no bairro Cidade Nova, e contribuiu com esculturas e peças de jardinagem ainda encontradas no local.

Ver rotas de ônibus para Parque Ecológico Profº Marcos Mazzoni

Destinos mais procurados