Jardim Botânico de Curitiba, Shopping Estação, Palladium Curitiba, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em Curitiba - PR.
Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba - PR é o principal ponto turístico da capital paranaense e foi eleito uma das sete maravilhas do Brasil.
O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Richbieter é um dos principais pontos turísticos de Curitiba - PR. Inaugurado em 5 de outubro de 1991, seu nome oficial presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense. O local possui uma área total de 278 mil m², incluindo um bosque com Mata Atlântica preservada.
O Mercado Municipal de Curitiba é um tradicional mercado público da capital do estado brasileiro do Paraná. Com ampla variedade, ali são comercializados desde carnes e peixes a picolés asiáticos, porém, seus principais itens são frutas, produtos orgânicos, além de doces, chocolates, presentes e artesanato. Sua praça de alimentação conta com vários restaurantes, que servem desde comidas típicas brasileiras a alimentos de preparação asiática.
Com mais de 140 hectares, o Parque Barigui é o maior de Curitiba - PR. O local oferece estrutura para passear de bicicleta ou fazer uma caminhada durante o dia.
O Parque Barigui é um parque urbano de Curitiba - PR, considerado um dos maiores e mais antigos parques da cidade. O local possui uma via pública que corta o ambiente em duas áreas: de um lado existe um bosque e trilhas no meio da mata, e do outro um lago, que é habitado por animais como jacarés, aves e capivaras.
Considerada um dos símbolos arquitetônicos mais tradicionais da capital Curitiba – PR, a Ópera de Arame já foi eleita uma das sete maravilhas brasileiras.
A Ópera de Arame é uma das obras arquitetônicas mais emblemáticas e tradicionais de Curitiba, a capital paranaense. Considerado um dos cinco pontos turísticos mais visitados de Curitiba, o teatro chama a atenção dos turistas pela sua versatilidade e beleza. Localizada no Parque das Pedreiras em meio a uma imensa área verde de Mata Atlântica, a Ópera de Arame recebe espetáculos diversos, como concertos, teatros, exposições e shows e tem capacidade para receber até 2.400 espectadores. Em seu auditório já passaram grandes nomes da música popular brasileira, como Tom Jobim, Chico Buarque, Rita Lee e muito mais.
A casa de espetáculo Ópera de Arame foi inaugurada em 1992 e surgiu da ideia do prefeito da época, que tinha o objetivo de transformar a área de uma antiga pedreira em um espaço de lazer e cultura. Com arquitetura de Domingos Bogestabs, a Ópera de Arame possui um design inovador, com estruturas metálicas e tubulares, vidro e teto transparente. Seu auditório é circular e o acesso é feito a partir de uma ponte, que passa por cima de um lago artificial – o que deixa o visual ainda mais bonito! Inclusive, o lago abriga um Palco Flutuante, que recebe o famoso festival permanente Vale da Música, com apresentações de música instrumental que acontecem de terça a domingo.
Uma curiosidade: a construção desse ponto turístico icônico de Curitiba durou apenas 75 dias! Além da Ópera do Arame ser um espetáculo à parte, os visitantes podem aproveitar o dia e desfrutar do restaurante Ópera Arte, que proporciona uma experiência gastronômica inesquecível. E se quiser levar uma lembrancinha pra casa, a loja Muná traz produtos de artesanato, de designers e artistas plásticos locais e independentes. Curtiu? Coloque a Ópera de Arame no seu roteiro para a próxima viagem a Curitiba!
O Museu Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho ou MON) é um museu de arte que está localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, no Brasil. O complexo de dois prédios, instalado em uma área de 35 mil m² (dos quais 19 mil são dedicados à área de exposições), é um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte.
O primeiro prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65 m. Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade característica. Inaugurado no dia 22 de novembro de 2002 com o nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a atual denominação. É conhecido localmente como "Museu do Olho", devido ao design de seu edifício e como "MON", abreviatura para Museu Oscar Niemeyer.
A instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, atualmente representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional.
Localizado em Curitiba - PR, o Parque Tanguá é um dos mais procurados pelos turistas na capital paranaense, com mais de 235.000 m² de área verde.
O Parque Tanguá é um dos principais parques da cidade de Curitiba, capital do Paraná. Com 235.000 m², localiza-se na região norte da cidade, nos bairros Pilarzinho e Taboão. Possui dois lagos, um túnel artificial e outros espaços para lazer e esportes como ciclovia, pista de corrida e lanchonete, tudo cercado por uma área verde composta de bromélias, araucárias, canela, aroeira, entre ouras espécies.
Na área superior do Parque localiza-se o Jardim Poty Lazzarotto, inaugurado em 6 de junho de 1998. Anexo ao jardim que homenageia o artista local Poty Lazzarotto está uma outra atração do parque: um mirante a 65m do lago da área inferior.