Orla Taumanan

A Orla Taumanan é uma grande estrutura suspensa sobre a margem direita do rio Branco, no centro histórico da cidade brasileira de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, construída e mantida pela prefeitura do Município. Foi inaugurada em julho de 2004, totalizando 6.500m². Bastante frequentada pela população local, é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade, abrigando espaços de convivência e praças de alimentação, famosas por concertos musicais de Música Popular Brasileira e Roraimeira, expressão regional. Sua localização propicia um amplo panorama do rio Branco, mais caudaloso do Estado, incluindo vista para a Ilha de São Sebastião, para a Ponte dos Macuxis e para a Praia Grande, nos períodos de estiagem.

Ao sul da orla vê-se ainda, no município do Cantá, a Serra Grande, com seus quase mil metros de altura. Por estar numa cidade amazônica de altas temperaturas, a constante brisa fluvial torna-se um atrativo complementar. Situada próximo ao ponto zero da antiga freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco, núcleo urbano que originou a cidade, a Orla Taumanan é composta das plataformas Meiremê (arco-íris) — mais alta e defronte à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo — e Weikepá (nascer do sol) — defronte ao Monumento aos Pioneiros. Junto à estrutura, em terra firme, encontram-se o tradicional restaurante Ver-o-Rio e suas escadarias e a praça Barreto Leite; além do denominado Projeto Orla II, que inclui a réplica do antigo prédio da Intendência, monumentos, restaurantes e um centro de artesanato.

Próximo da orla operam serviços particulares de navegação fluvial turística. Ali, o rio Branco tem largura aproximada de 1,2km, durante o períodos das chuvas, logo após receber as águas do rio Cauamé, no extremo Norte da cidade. Embora não haja praias naturais na margem em que se encontra a orla — a mais próxima é a Praia Grande, na margem esquerda —, as condições de balneabilidade no rio Branco são adequadas.

Ver rotas de ônibus para Orla Taumanan

Destinos mais procurados