O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Madre de Deus é uma igreja católica localizada no topo do morro da Pedra Redonda, próximo à Estrada dos Alpes, em Porto Alegre - RS. O projeto do templo foi feito em 1987, mas sua construção atrasou por conta de preocupações de ordem ambiental. Sua pedra fundamental só foi lançada em 16 de agosto de 1992, sendo consagrada pelo arcebispo de Colônia, o Cardeal Joachim Meisner. A construção foi concluída em junho de 2000, integrando-se às comemorações do Terceiro Milênio.
Com 700 m² de área construída, o Santuário Mãe de Deus é dividido em dois pavimentos, com estrutura de aço, tijolos e vidro de linhas arrojadas. Possui uma série de vitrais ilustrativos do Antigo Testamento e dos Sacramentos, e uma grande estátua da Padroeira, vinda da Itália e esculpida em madeira de tília. É um santuário muito procurado também pelas belezas ecológicas e pela espetacular vista de 360 graus de Porto Alegre e cidades adjacentes, incluindo o estuário Guaíba e a entrada da Lagoa dos Patos.
Além disso, o complexo do Santuário compreende um campanário independente para o grande público que comparece nas ocasiões festivas e romarias.