Localizada na cidade de Botucatu - SP, a Base da Nuvem é um dos lugares favoritos para quem curte saltar de parapente. Para visitar o local, os turistas precisam ir até a área de proteção ambiental Cuesta Botucatu, que fica a aproximadamente 3,5 km do Terminal Rodoviário da cidade. A principal entrada é pela Est. Mun. Geraldo Biral e pelas ruas de terra que cortam a mata. O lugar é ideal para quem quer vivenciar momentos de aventura e conexão com a natureza.
A rampa de salto livre, conhecida como Base da Nuvem, foi construída dentro de uma região preservada naturalmente. A Cuesta em Botucatu - SP é um tipo de relevo pouco comum no Brasil, mas que está presente no interior do estado paulista. Sua formação é composta por declives suaves de um lado e íngremes do outro. Essa característica é perfeita para quem curte praticar esportes radicais como parapente, já que o espaço de queda livre é propício para saltos do alto das montanhas.
Se você curte esportes radicais e contato com a natureza, a Base da Nuvem pode ser o destino mais memorável da sua vida! Para chegar até a rampa de voo livre, você pode se aventurar pelas trilhas dentro da mata. É possível ir andando – se tiver fôlego para a caminhada – ou optar por ir de carro ou moto para chegar lá. É importante verificar a suspensão do seu veículo antes de iniciar o passeio, já que não há infraestrutura em volta, apenas vegetação fechada.
Ao chegar à Base, você pode fazer o que é mais esperado: saltar de parapente. Mas, se preferir, é possível passar o dia fazendo um piquenique no gramado em volta ou até mesmo um churrasco. Para pessoas mais aventureiras, acampar é uma opção bastante interessante e que alguns turistas já estão acostumados a fazer. Por isso, se você faz parte desse público que gosta de desbravar a natureza e está com viagem marcada para Botucatu - SP, não deixe de visitar a Base da Nuvem.