O Bonde Turístico de Santos - SP é uma atração turística que proporciona uma viagem cultural na cidade santista. Com uma frota de 8 bondes turísticos, o objetivo é levar os turistas por entre os pontos turísticos mais importantes do centro histórico da cidade, a partir de um meio de transporte típico dos séculos 19 e 20. São bondes que vieram de diversos países europeus, como Portugal, Itália e Escócia, que resgatam a cultura e a história da cidade, do café e do Brasil. Em 2021, a linha turística completou 21 anos e já encantou quase 2 milhões de pessoas.
A primeira vez que um bonde andou em Santos foi em abril de 1909 rumo a São Vicente, cidade vizinha. Depois, os bondes se tornaram os transportes principais nas ruas da cidade. Os bondes saíram de circulação em Santos - SP em 1971, época que os ônibus começaram a circular na cidade praiana. Desde setembro de 2000 os bondes elétricos servem para levar turistas a uma experiência cultural, que já é a queridinha dos santistas.
Os bondes utilizados na linha turística fazem parte garantem a Santos o título de primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Todos os oito modelos de bondes são elétricos e alguns possuem curiosidades interessantes como o Bonde Aberto 32, que iniciou a viagem turística em setembro de 2000; o Bonde Japonês, que andou pela cidade de Nagasaki durante 60 anos; o Reboque 38, que é o maior da frota e o Bonde Café, que possui sistema multimídia, ar-condicionado e frigobar.
O passeio, que tem duração média de 40 minutos, tem início num prédio de 1867 le faz parada em 32 pontos turísticos de Santos, como o Museu do Café, o Teatro Coliseu, o Museu Pelé e a Rua do Comércio. Se você for a Santos ou está programando sua viagem, com certeza vale a pena fazer o passeio com toda a família pela cidade nos bondinhos turísticos.