Você já imaginou um lugar em São Paulo que proporcionasse uma experiência única de contato com a Mata Atlântica, longe do caos e da correria da vida paulistana? Esse lugar existe e fica dentro do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, espaço que abriga o Jardim Botânico de São Paulo. O Jardim Botânico é um ponto de respiro na capital paulista, envolto de florestas e atrações que garantem o contato direto com a natureza - recebem cerca de 200 mil visitantes por ano. O Jardim possui 360 mil metros quadrados, duas estufas que simulam biomas importantes do Estado e ainda abriga mais de 380 espécies de árvores e animais, como tucanos, bicho-preguiça, macacos e etc. Além de ser um espaço muito procurado para passeios e piqueniques, o Jardim Botânico também abriga o Instituto de Botânica da cidade, que dispõe de uma biblioteca com mais de 6400 livros da área e ainda é palco para diversas exposições culturais.
O Jardim Botânico foi fundado em 1928 e surgiu da necessidade de preservação das nascentes do Rio Ipiranga e recuperação da floresta nativa ali existente, que estavam sendo ocupadas por chacareiros. A ideia de construir um Jardim Botânico surgiu quando o naturalista Frederico Carlos foi convidado a implantar um projeto de botânica na região. Desde então, a ideia de construir um Jardim Botânico foi tirada do papel e foi oficializada em 1938, com a implantação do Departamento e Instituto de Botânico de São Paulo. Ah, uma curiosidade sobre a construção do Jardim; o conjunto arquitetônico foi construído e inspirado no Jardim Botânico de Uppsala, da Suécia e não é que ficou bem parecido?! A impressão é realmente estar caminhando pelos jardins típicos da Europa!
Aliás, opção é o que não falta para se divertir no Jardim Botânico de São Paulo. Você pode apreciar a vista das Escadarias e o Jardim Lineu, conhecer as estufas e se encantar com o Orquidário e o Bromeliário, percorrer o Lago das Ninféias, conhecer um pouco sobre a história no Museu Botânico, fazer a Trilha da Nascente ou somente relaxar nos gramados com um piquenique. E se bater aquela fome, o Restaurante Orquídea está localizado na entrada do Jardim, com diversas opções de café e almoço. Vale a pena dar uma pausa na correria do dia a dia e conhecer esse espaço cheio de verde!