Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina está localizado em uma área de quase 85.000m², colado ao Terminal do Metrô Barra Funda em São Paulo - SP. Desde a sua fundação, é conhecido como “a esquina da América Latina em São Paulo” e hoje, é considerado um centro cultural, histórico e de lazer para os paulistanos. O conjunto arquitetônico foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e é uma importante referência na paisagem urbana da capital paulista. Inclusive, o monumento "Mão", do próprio Oscar, é o principal cartão-postal do Memorial.
O Memorial da América Latina possui um amplo auditório capaz de comportar aproximadamente 1700 pessoas. O Memorial também sedia a Biblioteca Latino-Americana, que conta com mais de 30.000 exemplares em seu acervo, além de jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras que contam a história da América Latina. O turista que visitar o Memorial também poderá passear pela Galeria Marta Traba, um espaço expositivo dedicado à difusão da arte latino-americana e ao intercâmbio cultural entre os artistas do continente.
Os dois edifícios mencionados, junto ao Salão de Atos, estão dispostos ao longo da Praça Cívica, uma área ampla, aberta e totalmente pavimentada, destinada a sediar manifestações culturais diversas. Também conhecida como “Praça do Sol”, possui 12.000m² de área e capacidade estimada de 40.000 pessoas. O Memorial também possui um pavilhão de exposições que exibe permanentemente a riqueza artesanal produzida no continente; além de sediar os mais variados eventos e festivais, que geralmente são gratuitos e envolvem cultura, gastronomia e entretenimento. Quem visita o Memorial também pode aproveitar o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro e relaxar na Praça da Sombra. Mais um passeio que reúne muita cultura e história em uma das áreas mais movimentadas de São Paulo!