O Theatro Municipal de São Paulo - SP é um dos mais importantes teatros do Brasil e está entre os cartões-postais mais sofisticados e tradicionais da capital paulista. Localizado na região histórica e central da cidade, o Theatro é considerado um patrimônio histórico do estado desde 1981.
Além da arquitetura que impressiona, o Theatro Municipal de São Paulo já foi palco para diversos momentos históricos – como a Semana de Arte Moderna de 22, que marcou o início do Modernismo no Brasil – e artistas respeitados no mundo inteiro, como Villa-Lobos, Anna Pavlova, Ella Fitzgerald e muito mais. O palco do Theatro de São Paulo já foi responsável pelas maiores e melhores produções líricas do Brasil e é conhecido como a casa de ópera brasileira.
Na época em que foi inaugurado, em 1911, o Theatro tinha como objetivo atender aos pedidos da elite paulista, que desejava que a cidade de São Paulo estivesse à altura dos grandes centros culturais do mundo. É por isso que o arquiteto Ramos de Azevedo escolheu um estilo arquitetônico para o Theatro Municipal de São Paulo semelhante ao mais importante teatro do mundo, a Ópera de Paris. Chique, né?!
Outra curiosidade interessante é que a inauguração do Theatro Municipal de São Paulo provocou o primeiro congestionamento da capital paulista, com mais de 300 carros e 20 mil pessoas que acompanhavam o evento.
Nos primeiros anos de funcionamento, o Theatro contou com mais de 270 apresentações de ópera, com artistas do mundo inteiro. Após a realização da Semana de Arte de Moderna de 22, com a presença de grandes artistas como Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Di Cavalcanti, o Theatro passou a ser palco para outras intervenções artísticas, como apresentações de balé, poesia e música no geral.
Assistir a um espetáculo no Theatro Municipal de São Paulo é conhecer um pouco mais da história da arte brasileira. Hoje, o local conta com um grande corpo de artistas, como a Orquestra Sinfônica de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo, o Coro Lírico, o Quarteto de Cordas e por aí vai. Aliás, o Theatro também oferece visitas guiadas, para quem quiser conhecer de perto todas as dependências do prédio, como o Salão Nobre, a Sala de Concertos e o Salão Subterrâneo.
Por sinal, você não pode deixar de visitar o Bar dos Arcos, que fica dentro do Theatro – ótima opção para um drink ou um brunch especial, você vai se sentir como se estivesse em um banquete da realeza. Coloque no seu roteiro e divirta-se!