Localizada na área central e histórica de São Paulo - SP está a Rua 25 de Março, o maior centro popular e comercial do Brasil e um dos principais destinos brasileiros quando falamos de turismo de compras. A região atrai visitantes de todo o país e também estrangeiros, chegando a receber cerca de 500 mil pessoas diariamente - e esse número praticamente dobra em datas comerciais famosas, como Natal, Carnaval, Dia das Mães e Dia das Crianças. Sim, 1 milhão de pessoas pelas ruas e ladeiras da 25 de Março, em busca dos melhores preços e opções, seja no mercado atacadista ou varejista. E tem para todos os gostos: são cerca de 400 lojas que variam entre artigos de festa, bijuteria, brinquedos, vestuário, decoração e muito mais.
Mas como a Rua 25 de Março se tornou esse fenômeno das compras? Isso se deu por conta dos processos de colonização e urbanização da capital paulista e a região da 25 de Março contou com uma forte presença de imigrantes libaneses, sírios e chineses. Foi assim que esses colonizadores começaram a tradição das atividades comerciais e na década de 30, a região era conhecida por ser a "Rua dos Turcos". De lá para cá, o comércio só se consolidou com a introdução de produtos importados - principalmente, da China e do Paraguai - e também, produtos nacionais. Hoje, a Rua 25 de Março é considerada o maior shopping a céu aberto do mundo. Legal né?!
Além das lojas da Rua 25 de Março, a região conta com dois importantes shoppings .O Shopping da 25, que possui dois estandes, é especializado em artigos como bolsas, perfumes, óculos e até eletrônicos. Já a Galeria Pagé é um dos maiores shoppings de importados na Rua 25 de Março e sua especialidade são os produtos eletrônicos e acessórios. Aliás, grandes redes de lojas conhecidas também já se instalaram na região, como MCamicado, Niazi Chohfi e Armarinhos Fernando - o forte é decoração e brinquedos, respectivamente. Atualmente, muitas lojas também já se encontram no online, com a possibilidade de realizar compras sem sair de casa.
E se bater aquela fome durante as compras, a região possui diversas opções, desde lanches naturais, pastel, salgados e muito mais. Mas fica a dica: vale a pena ir até o Mercado Municipal de São Paulo e experimentar o famoso sanduíche de mortadela ou então experimentar uma comida árabe típica no Raful ou no Monte Líbano. Gostou das dicas? Programe sua viagem e boas compras!