A Avenida Paulista já foi tema de canções, foi comparada à Times Square de Nova York e é considerada uma das ruas mais famosas do país. Sim, quem visita São Paulo - SP sabe que a Avenida Paulista, localizada no bairro Bela Vista, é o ponto de partida para os principais pontos turísticos paulistanos. Além de ser palco para diversas instituições culturais da cidade, a Avenida Paulista é um dos principais centros financeiros que movimentam a economia de São Paulo e é por isso que o seu ritmo é acelerado. Milhares de pessoas cruzam as ruas da Paulista diariamente, seja a trabalho ou diversão - opção é o que não falta.
A Avenida Paulista começou a ser construída no final do século 19 e foi inaugurada em 1891, como parte do desejo dos paulistas em expandirem as áreas residenciais da cidade. A curiosidade é que a Avenida Paulista foi a primeira rua asfaltada de Sampa, em 1909, com material que veio da Alemanha - uma novidade na época. A Avenida começou a deixar de ser apenas residencial na década de 50, momento em que o desenvolvimento econômico levou à abertura de empreendimentos importantes na cidade. Hoje, os mais de 3 quilômetros de avenida cortam ruas paulistanas famosas e oferecem uma infinidade de prédios, grafites, parques, restaurantes, cafés e tudo mais que você imaginar.
Aliás, a Avenida Paulista é famosa por ser palco de grandes eventos da cidade de São Paulo, como as festividades de Réveillon, o Carnaval, a Parada do Orgulho LGBT e a Corrida São Silvestre. E aos domingos, as ruas da Avenida Paulista são fechadas a partir do programa "Ruas Abertas" - os carros são impedidos de passar e a Avenida Paulista se torna um centro aberto de diversão com ciclistas, espaço para piqueniques e momentos de lazer para os pedestres andarem livremente.
E por onde começar a conhecer todas as atrações da Avenida Paulista? Temos algumas sugestões: você pode conhecer as obras do Museu de Arte de São Paulo (MASP), relaxar no Parque Trianon, curtir a vista no Mirante do SESC, tomar um bom café e apreciar os jardins da Casa das Rosas, conhecer a cultura japonesa no Japan House, se encantar com as exposições do Itaú Cultural, assistir um bom filme no Cine Belas-Artes, passar horas percorrendo as estantes da Livraria Cultura, passear de bike pela ciclovia e gastar no Shopping Cidade São Paulo. Ufa, é tanta opção que fica até difícil! Mas não se esqueça: faça tudo isso à base de muito café e um pão na chapa, aí você vai se tornar um paulistano raiz!