A Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, é um marco para a capital paulista e para a arquitetura mundial. Localizada no coração da cidade, na região central da Praça da Sé, a Catedral surpreende pela sua grandeza e riqueza de detalhes. A Catedral começou a ser construída em 1913 e ficou pronta 40 anos depois, para comemorar a data de aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo. Sua arquitetura apresenta um estilo neogótico - apesar da sua cúpula ser renascentista - e por isso, a Catedral Metropolitana de São Paulo é o quarto maior templo neogótico do mundo.
A sua história começa lá em 1589, onde foi decidido que deveria ser construída uma igreja matriz no centro da vila de São Paulo de Piratininga, local onde fica a Praça da Sé hoje. A Igreja matriz ficou pronta em 1616 e em 1745, quando São Paulo se tornou sede da diocese, foi demolida e substituída por outra, que ficou pronta em 1764. Esta igreja se tornou a Catedral de São Paulo até 1911, onde foi demolida novamente e deu lugar à construção atual que vemos hoje, com estilo neogótico e uma cúpula inspirada na arte renascentista da Catedral de Florença, na Itália. Entre os anos 2000 e 2002, a Catedral passou por uma restauração fiel ao projeto original.
Temos algumas curiosidades sobre a Catedral da Sé. Além de ser a igreja mais alta de São Paulo e ter capacidade para abrigara mais de 8000 pessoas, você sabia que ela possui o maior órgão da América Latina? Sim, ele possui cerca de 12 mil tubos e foi construído em Milão, na Itália - vale a pena assistir uma missa dominical para ouvir os belos sons produzidos pelo instrumento. A Catedral também possui uma cripta subterrânea, onde diversas personalidades da história do Brasil estão enterradas. Para aqueles que gostam de saber todos os detalhes dessa construção marcante para o país, a Catedral da Sé oferece a possibilidade de uma visita guiada após as missas, para quem quer conhecer mais a história e os estilos arquitetônicos dessa construção.