Que tal uma viagem pela cultura japonesa sem precisar dar a volta ao mundo? O bairro Liberdade, localizado no centro da capital paulista, proporciona essa sensação aos turistas e seus viajantes. A Liberdade é conhecida por ser a região que abriga a maior comunidade japonesa do mundo, fora do Japão. O bairro atrai turistas e chama a atenção não só pela arquitetura característica, mas também pela quantidade de opções gastronômicas orientais e estabelecimentos comerciais especializados em artigos típicos da cultura japonesa.
Os primeiros japoneses chegaram na região a partir de 1912; a região foi escolhida por estar localizada no centro da cidade e pelo baixo preço do aluguel na época. Desde então, deu início à intensa prática de atividades comerciais na região, dando origem à "Rua dos japoneses". Em 1932, já eram cerca de 2 mil japoneses e descendentes morando na região, que se tornou parada obrigatória entre turistas hoje em dia. Ah, outra curiosidade: dizem que o nome Liberdade faz referência à abolição da escravidão no Brasil.
Opção é o que não falta para quem estiver passando pela região. Vale a pena reservar um final de semana e conferir a Feira da Liberdade, conhecer a história da colonização da região no Museu da Imigração Japonesa, tirar muitas fotos no Jardim Oriental, se aventurar no mundo dos mangás na Livraria do Sol, se divertir em um karaokê e até conhecer um templo budista de verdade, como o Lohan Shaolin Kung Fu. Já o comércio oferece uma infinidade de opções típicas da cultura japonesa, como a loja Tenman-Ya, especializada em louças japonesas; a Minikimono, a loja mais antiga de quimonos da região; a Lucky Cats, que vende bibelôs e artigos de decoração e o Marukai, mercado mais tradicional da região.
E para fechar a visita, nada melhor do que a culinária japonesa! A Rua Galvão Bueno traz uma infinidade de restaurantes típicos, vale a pena experimentar o famoso lamén ( tipo de macarrão com caldo) no Restaurante Aska, um prato chamado udon no Restaurante Kazu ou um bolinho de polvo na barraquinha Takoyaki. Vale também experimentar também um pão doce japonês, conhecido como melopan na Bakery Itiriki. Que tal embarcar nessa viagem cultural na sua viagem para São Paulo?