Pensou em tradição e gastronomia na cidade de São Paulo, pensou em Mercadão! O Mercado Municipal de São Paulo, carinhosamente chamado de Mercadão, é parada obrigatória entre os turistas e, semanalmente, chega a receber até 50 mil visitantes. Fundado em 1933, o mercado público está localizado no meio do Centro Histórico da capital paulista e surpreende pela beleza e grandeza da sua arquitetura clássica. O prédio ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados, dividido em 290 boxes; e para manter o funcionamento e o bom atendimento, são mais de 1500 funcionários e 350 toneladas de alimentos por dia! Lá você encontra diversas opções do comércio gastronômico; desde quitandas, açougue, peixaria, empório até bares e restaurantes gourmet.
Além da grande diversidade na gastronomia, o Mercado de São Paulo surpreende por sua riqueza e beleza arquitetônica. O prédio começou a ser planejado em 1926 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo e foi projetado pelo engenheiro responsável por outras obras arquitetônicas de São Paulo, como o Teatro Municipal e a Pinacoteca. Inaugurado em janeiro de 1933, o Mercadão surpreende pelos detalhes, como os mais de 70 vitrais, executados por um artista alemão responsável pelos vitrais da Catedral da Sé e de mais 300 igrejas brasileiras.
E como não falar em Mercadão e não lembrar do famoso sanduíche de mortadela? A tradição ficou tão famosa que hoje o prato se tornou um ícone da gastronomia paulistana. A história conta que o sanduíche surgiu a partir de uma brincadeira feita por alguns funcionários do Bar do Mané - estabelecimento que existe até hoje no Mercadão. O recheio exagerado de mortadela no lanche de pão francês passou a agradar o público e hoje é um dos pratos mais procurados pelos turistas. Além do lanche de mortadela, recomenda-se experimentar o famoso pastel de bacalhau no Hoca Bar, tomar um café no Café Jardim Expresso e saborear as frutas exóticas da quitanda. Vale a pena fazer a visita quando estiver de viagem por São Paulo, você não vai se arrepender!