O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. Fundado em 1970, abriga um dos mais importantes acervos de arte sacra do Brasil, com peças provenientes de antigas igrejas de todo o país.
O museu fica na ala esquerda do Mosteiro da Luz, um convento de recolhimento de monjas enclausuradas, fundado em 1774 por iniciativa de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro. O mosteiro é a única edificação colonial do século 18 em São Paulo a preservar seus elementos, materiais e estrutura originais, e foi tombado como monumento arquitetônico de interesse nacional em 1943 pelo então SPHAN (atual IPHAN), e posteriormente pelo Condephaat.
A coleção do museu, também tombada pelo IPHAN, abarca obras brasileiras e estrangeiras produzidas a partir do século 16, com especial ênfase na imaginária do período colonial e várias obras de artistas exponenciais como Aleijadinho, com réplicas das estátuas dos seus profetas do lado de fora do museu.