Mais conhecido como Parque da Água Branca, o Parque Doutor Fernando Costa é um lugar de aconchego e descanso no meio da vida corrida de São Paulo - SP. Quem visita o Parque, localizado na Zona Oeste da cidade, tem a impressão de visitar um sítio ou uma fazenda, com grandes áreas verdes, espaço para piqueniques, trilhas e animais soltos em uma área de quase 140 mil m². É como sentir o clima do campo em meio à cidade mais urbanizada do Brasil.
O Parque da Água Branca foi inaugurado em 1929 e tinha como principal objetivo trazer novas perspectivas ao setor agrícola, onde a população poderia usufruir de suas dependências, como estábulos, pavilhão de equinos, estufas e pomares. De lá para cá, o Parque se tornou patrimônio do desenvolvimento agropecuário da cidade de São Paulo - SP, com a realização de exposições de gado e eventos da área. Em 1996, o Parque foi tombado como bem cultural e histórico do estado de São Paulo. Hoje, o Parque da Água Branca traz um gostinho da fazenda para seus visitantes e é considerado um ótimo lugar para passeios e momentos de descanso.
O Parque da Água Branca possui diversas atrações, que proporcionam um verdadeiro contato com a natureza e as vegetações típicas da Mata Atlântica - isso tudo em meio aos pavões, galinhas, patos e gansos que circulam livremente pelo Parque. Os visitantes podem passear e relaxar pela Trilha do Pau Brasil, praticar atividades físicas ao ar livre no Bosque das Palmeiras ou no Espaço da Ginástica e conhecer mais da história local no Museu Geológico ou na Biblioteca. Para as crianças, o Parque da Água Branca possui espaços para diversão, com playground, passeio de trenzinho, carrossel e até um Espaço Piquenique, para fazer um lanche em família. Quem tem curiosidade de conhecer as belezas naturais do Parque mais à fundo, existe a opção de visita monitorada na Área de Preservação Permanente.
Aos domingos, os visitantes podem aproveitar uma feira orgânica que acontece dentro do Parque da Água Branca, com diversos produtos naturais. E para quem não dispensa um cafezinho com sabor de fazenda, não pode perder o café preparado direto no fogão à lenha na Casa do Cabloco. Que tal esse momento de descanso na capital paulista?