Criado para ser um Horto Botânico em 1798, o Parque Jardim da Luz em São Paulo - SP foi aberto ao público em 1825 e é considerado o primeiro espaço de lazer da população paulistana e o parque público mais antigo da capital paulista. Até o final do século 19, o Parque foi a principal atração da cidade e surpreende até hoje com a sua arquitetura inspirada no estilo dos parques franceses. Sempre elogiado pelos viajantes, o Parque era conhecido como a “jóia da cidade” e o “orgulho de todo verdadeiro paulistano”.
O Parque Jardim da Luz está localizado em frente à estação de metrô mais famosa da capital paulista, a Estação da Luz. Para quem gosta de artes, o Parque contém diversas esculturas expostas em sua área, além de abrigar a Pinacoteca de São Paulo. A Pinacoteca possui um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais de 10 mil peças que abordam a história da pintura brasileira dos séculos 19 e 20. Outra opção cultural localizada muito próxima do Parque é o Museu de Arte Sacra de São Paulo, que vale a pena conhecer.
O Parque Jardim da Luz é muito bonito, possui uma vegetação exuberante e é ideal para quem procura um local para relaxar, ler um livro, fazer um piquenique, tirar fotos ou até mesmo praticar atividades como o ioga, por exemplo. Alguns dos destaques do Parque são o Coreto, a Fonte Principal e a Gruta - locais incríveis para tirar aquele registro incrível do passeio. Se você estiver de viagem marcada para São Paulo, o Parque Jardim da Luz com certeza deve fazer parte do seu roteiro.