Se você procura badalação, aprecia arte e cultura e adora descobrir novos restaurantes, o bairro Vila Madalena em São Paulo é o seu lugar ideal! Considerado um bairro nobre da capital paulista, a Vila Madalena é o ponto de encontro mais descolado e boêmio da cidade. E não é de hoje que o bairro Vila Madalena tem essa fama. Tudo começou a partir da década de 70, em um momento de grande importância histórica do país. Em 1968, o complexo estudantil da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP) foi fechado por conta da ditadura militar, obrigando os estudantes a encontrarem um novo local para morar. A região mais próxima seria a Vila Madalena, que antes se chamava Vila dos Farrapos e que passou a ser habitada e frequentada por jovens e universitários. Desde então, a Vila Madá passou a ser um espaço de confraternização, agito e vida noturna entre os jovens - ideal para quem curte boa música, comida de boteco e cerveja!
Diante de tantas opções de bares badalados na região da Rua Aspicuelta, separamos algumas dicas que você não pode deixar de conhecer na Vila Madalena. A Pracinha do seu Justino é um dos mais descolados; o espaço gastronômico é todo decorado e traz diversas opções de barraquinhas em um espaço a céu aberto. O Armazém da Cidade também é um dos points entre os jovens e além da cerveja gelada e dos drinks especiais, oferece um cardápio bem diversificado, que vai de comida árabe até colombiana. Vale a pena também conhecer O Pasquim, ponto de encontro ideal para um happy hour, o Posto 6, que é inspirado nos botequins cariocas ou o Vila 567, que se transforma em um bar balada.
Mas se você prefere um rolê mais tranquilo, com muita cultura e arte, a Vila Madalena também traz diversas opções. Além do famoso Beco do Batman - rua famosa por seus grafites e muros cheios de arte -, a Vila Madalena é conhecida pela sua Feira de Arte, que acontece anualmente na região e a Feira de Antiguidades da Benedito Calixto, que acontece aos finais de semana. É possível encontrar também diversas galerias de arte, como a Choque Cultural, a Galeria Alma da Rua e o famoso Instituto Tomie Ohtake. Além disso, você pode aproveitar a Livraria da Vila, uma das mais charmosas de São Paulo, e finalizar o passeio com um bom café no Coffe Lab. E aí, partiu?!