Ópera de Arame
Considerada um dos símbolos arquitetônicos mais tradicionais da capital Curitiba – PR, a Ópera de Arame já foi eleita uma das sete maravilhas brasileiras.
A Ópera de Arame é uma das obras arquitetônicas mais emblemáticas e tradicionais de Curitiba, a capital paranaense. Considerado um dos cinco pontos turísticos mais visitados de Curitiba, o teatro chama a atenção dos turistas pela sua versatilidade e beleza. Localizada no Parque das Pedreiras em meio a uma imensa área verde de Mata Atlântica, a Ópera de Arame recebe espetáculos diversos, como concertos, teatros, exposições e shows e tem capacidade para receber até 2.400 espectadores. Em seu auditório já passaram grandes nomes da música popular brasileira, como Tom Jobim, Chico Buarque, Rita Lee e muito mais.
A casa de espetáculo Ópera de Arame foi inaugurada em 1992 e surgiu da ideia do prefeito da época, que tinha o objetivo de transformar a área de uma antiga pedreira em um espaço de lazer e cultura. Com arquitetura de Domingos Bogestabs, a Ópera de Arame possui um design inovador, com estruturas metálicas e tubulares, vidro e teto transparente. Seu auditório é circular e o acesso é feito a partir de uma ponte, que passa por cima de um lago artificial – o que deixa o visual ainda mais bonito! Inclusive, o lago abriga um Palco Flutuante, que recebe o famoso festival permanente Vale da Música, com apresentações de música instrumental que acontecem de terça a domingo.
Uma curiosidade: a construção desse ponto turístico icônico de Curitiba durou apenas 75 dias! Além da Ópera do Arame ser um espetáculo à parte, os visitantes podem aproveitar o dia e desfrutar do restaurante Ópera Arte, que proporciona uma experiência gastronômica inesquecível. E se quiser levar uma lembrancinha pra casa, a loja Muná traz produtos de artesanato, de designers e artistas plásticos locais e independentes. Curtiu? Coloque a Ópera de Arame no seu roteiro para a próxima viagem a Curitiba!