A cidade de Contagem, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o terceiro município mais populoso do estado. Com aproximadamente 664 habitantes, Contagem é um dos mais importantes municípios de Minas, graças a sua história e ao papel econômico que exerce atualmente com seu parque industrial com grandes empresas.
O nome Contagem é uma referência à contagem das cabeças de gado, de escravos e de mercadorias que eram taxas no posto de fiscalização, que ficava no território da cidade. Fundada em 1916, uma curiosidade a respeito da cidade é sobre a represa de Várzea das Flores, construída na década de 1960. Contagem na época não tinha um sistema eficiente de distribuição de água e para acelerar e facilitar o processo da construção da represa, inundaram uma região que era repleta de fazendas, entre a cidade de Contagem e Betim. Estas construções estão debaixo d'água até hoje; há relatos de que é possível ver portas, janelas e outros materiais submersos na represa - lembranças de uma história não tão distante.
A economia da cidade de Contagem é baseada principalmente no comércio (30%) e na indústria (25%), embora haja diversos outros segmentos que movimentam a economia local. O município quase que triplicou o montante exportado de 200 para 2012, passando de 150 milhões de dólares para quase 450 milhões de dólares.
Se você estiver planejando uma viagem de ônibus para Contagem, não deixe de visitar o Mercado Municipal de Contagem, que é uma atração única, funcionando como um espelho da cultura mineira local. O Mercado fica entre os bairros Inconfidentes, Riacho das Pedras e Eldorado. Ah, se você gosta de artesanato, as feiras de Arte e Artesanato do Bairro Amazonas e do Bairro Eldorado são um prato cheio para compras de belas peças de artesãos de Contagem.
Ah, um lugar diferente para conhecer na cidade também é a Casa de Cacos. Isso mesmo, cacos. Parece estranho, mas a proposta do professor de Carlos Luís de Almeida foi construir uma casa totalmente revestida artesanalmente de cacos de vidro e louças. Não só a estrutura da casa é toda revestida de cacos, mas também os utensílios, móveis e demais adereços que compõem o local. O resultado é surreal, exótico e único. Vale a visita!