A cidade de Curitiba foi fundada em 1693 por um pequeno povoado bandeirante,. Hoje, a capital do Estado do Paraná conta com mais de 1 milhão de habitantes e é a 8º cidade mais populosa do Brasil, considerada uma das melhores capitais para se viver e turistar. A cidade é famosa por suas belas paisagens e também pelos elevados indicadores de educação: Curitiba possui a menor taxa de analfabetismo e melhor qualidade no ensino básico entre as capitais; além de abrigar importantes universidades como UFPR, PUC, UTFPR, Mackenzie e muito mais. Além de também ter sido nomeada pela Unesco como uma das cidades mais criativas do Brasil.
A economia de Curitiba é a maior do Estado paranaense e a quinta maior do Brasil . Hoje, a cidade vive, do comércio, da educação e das instituições de saúde, além, de abrigar complexos industriais de grande porte, como Renault e Volkswagen. E o que isso quer dizer? Que Curitiba oferece muitas oportunidades de trabalho e até foi eleita diversas vezes pela Revista Exame como uma das melhores cidades brasileiras para fazer negócios.
Fora isso, Curitiba é conhecida também pelo seu Festival de Teatro, um dos principais eventos artísticos do Brasil e que reúne mais de 340 espetáculos e dezenas de eventos simultâneos, todos os anos.
Provavelmente você também já ouviu falar sobre as áreas verdes de Curitiba, não é mesmo? Isso se dá porque a cidade é conhecida como a Capital Ecológica do Brasil e cidade mais sustentável ambientalmente da América Latina. Além de ser cercada por tanto verde, Curitiba também é a capital mais fria do Brasil. No inverno, a temperatura pode chegar a 0ºC. Pois é, não esqueça de levar um bom casaco na mala para curtir esse friozinho!
Se você está planejando a sua viagem para Curitiba, mas está preocupado em não ter tempo de visitar tudo, fique tranquilo! Curitiba não fecha. Pelo menos não na Rua 24 Horas, um espaço cheinho de estabelecimentos de serviços, lojas e restaurantes que funcionam o dia inteiro, sem parar. Ah, não deixe de fazer um passeio pelo maravilhoso Jardim Botânico, cartão-postal da cidade, com arquitetura inspirada no estilo francês. O Parque Barigui, o Centro Histórico, o Bosque Alemão, o Parque Tanguá e o Museu Oscar Niemeyer também são pontos obrigatórios no seu roteiro. Vale a pena tirar um dia para fazer o famoso passeio de trem pela Serra do Mar, que oferece belas paisagens.
Ah, e se bater aquela fome, não deixe de conhecer o bairro Santa Felicidade, especializado em gastronomia italiana com diversos restaurantes, cantinas e vinícolas - destaque para o restaurante Madalosso -, dar um pulo no Mercado Municipal e se deliciar com os quitutes regionais, como o pinhão com carne seca ou aproveitar as vilas gastronômicas e experimentar pratos típicos como os costelões, pão com bolinho e a carne de onça.