Localizado no estado do Pará, a cidade de Belém ou Belém do Pará, como é comumente chamada, foi fundada no ano de 1616. O marco de seu primórdio foi a construção do Forte do Presépio (atualmente chamado de Forte do Castelo), construção que continha a Capela de Nossa Senhora da Graça, posteriormente chamada de Nossa Senhora de Belém, sendo tida como padroeira. A região teve sua história local marcada por disputas territoriais, até por fim pertencer à coroa portuguesa e se consolidar da forma como a conhecemos hoje.
Uma belenense que grande parte do Brasil conhece, por exemplo, é a cantora Joelma, (ex vocalista da banda Calypso) uma das propagadoras da cultura do Belém do Pará e que já cantou muitas canções de sua cultura nativa. Em suas letras, ela já citou tanto açaí quanto a pupunha com café, duas especiarias bem conhecidas da região. Vale citar, ainda, que temos outros filhos ilustres desta terra, como Fafá de Belém. A cidade em teve três grandes ritmos que embalaram no Brasil, sendo eles o Tecnobrega, Carimbó e Lambada, todos com aquele gostinho de ser brasileiro que só nós entendemos.
Se está pensando no que fazer em Belém, não vão faltar boas opções. Vale muito a pena conhecer o Teatro da Paz, a Estação das Docas (uma das maravilhas cantadas por Joelma), o Forte do Presépio e o Mangal das Garças. Sendo em maioria gratuitos, os passeios além de encantarem com a cultura local, irão render ótimas recordações em fotografias.
Por falar em ótimas recordações, que tal provar um pouco das comidas típicas da região? É uma ótima oportunidade para provar um Pato no Tucupi, saborear um Tacacá (receita indígena que faz muito sucesso), entre muitas outras. Não sei qual irá preferir, mas uma coisa é certa: Belém do Pará é um dos lugares com uma das culinárias mais ricas do Brasil. E aí, o que acha de pegar um ônibus para Belém?