A cidade de Mamborê fica no Paraná, a 280 km de Foz do Iguaçu, e conta com uma população de 13 mil habitantes. A criação do município aconteceu em 1960, quando Mamborê foi desmembrado da cidade de Campo Mourão. A agropecuária e suas terras férteis deram destaque à Mamborê na região.
Uma curiosidade é que a terra onde se localiza a atual cidade de Mamborê já foi território espanhol na época em que vigorava o Tratado de Tordesilhas, entre os séculos XVII e XVIII.
É, Mamborê é uma cidade de muita história! E o registro dessa história se dá principalmente a partir de 1940, quando começou o processo de colonização da região com o objetivo de abrir as primeiras passagens para facilitar o trânsito e o comércio de erva-mate. Desde então, Mamborê teve grande prosperidade na agricultura, com destaque, claro, para sua maior riqueza cultural, a erva-mate. Nem precisamos dizer que vale experimentar a tradicional erva-mate da região, né!?
Outro fato curioso sobre Mamborê é que seu nome foi originado da língua Guarani, "Haamam-Amburê", que significa lugar distante e reunião de pessoas. Isso porque as dificuldades eram muitas no início de sua criação. Os primeiros comerciantes de Mamborê tinham que fazer suas compras em Pitanga levando até um mês a viagem, de tão difícil o caminho e distante de qualquer outro povoado.
Se você está de viagem marcada para Mamborê não deixe de conhecer seus templos religiosos. A cidade abriga uma igreja subterrânea. Incrível, né? É a Igreja Sagrado Coração de Jesus, que fica a 18km da sede municipal, na Comunidade do Gavião. É neste local que acontece a tradicional Festa da Costela, sucesso regional.
Outro templo para conhecer é a Igreja Adventista rural de Mamborê. O local, conhecido como a mais bela construção sacra da região, é palco da Festa das Primícias, evento realizado desde 2013 e que conta com a paisagem bucólica da zona rural, no Bairro dos Adventistas.
A Igreja Ucraniana de Mamborê não poderia ficar de fora desse roteiro religioso pela cidade. O templo é o registro vivo da influência ucraniana na região, que recebeu muitos imigrantes por conta de suas terras férteis e imprimiram na cidade tradições e costumes do país europeu.
Agora, se você viajar para Mamborê e quiser natureza e tranquilidade, aqui vão algumas opções: Parque do Lago Armando Alves de Souza, o cartão postal do município e maior centro de lazer e turismo de Mamborê. O Pesqueiro Nossa Senhora Aparecida também é uma opção para os amantes da natureza: o local tem lanchonete, cavalos, ovelhas, cabritos e muita pescaria.