A cidade de Patos de Minas, localizada no Estado de Minas Gerais, é palco para a maior festa agropecuária da região: a Festa Nacional do Milho ou Fenamilho, que atrai milhares de turistas e movimenta inúmeros setores da economia todo ano. A cidade, que liga os grandes centros comerciais de São Paulo, Uberlândia e Belo Horizonte, foi fundada no ano de 1892 e recebeu o nome de “Patos de Minas” em referência à grande quantidade de aves da raça que habitavam as várias lagoas espalhadas pela cidade.
A economia do município é fortemente influenciada pela agricultura e tem o milho como um dos seus principais produtos. Uma curiosidade sobre a cidade é que ela realiza todos os anos um concurso para a escolha da Rainha do Milho, tradição na cidade desde o ano de 1959. O concurso conta até com um desfile de carros alegóricos com o símbolo da festa e da cidade. O Festival Marreco também é um importante evento da cidade, que incentiva a diversidade cultural e social.
A “Capital Nacional do Milho” pertence à região do Alto Paranaíba e foi ocupada pelos índios da tradição Aratu/Sapucaí anos antes da sua fundação. Dentre os seus pontos turísticos mais especiais estão a Lagoa Grande, o cartão-postal de Patos de Minas, a Catedral de Santo Antônio, grande referencial turístico e o Monumento Homem do Campo, idealizado e realizado em homenagem ao agricultor. Ah, não deixe de conhecer também o Parque do Mocambo, que concentra a maior área verde do município, com 7 hectares ao total e o Mercado Municipal, para comprar queijos e doces caseiros.
Se você está planejando visitar Patos de Minas, não pode deixar de inserir no seu roteiro uma visita ao Estádio Bernardo Rubinge de Queiroz, o Balaio de Arte e Cultura, o Memorial da Casa da Cultura do Milho e o Teatro Municipal de Formosa. Como era de se esperar, você não pode sair da cidade sem experimentar a gastronomia da região e as delícias feitas de milho, claro! Patos de Minas oferece diversos lugares para experimentar as famosas pamonhas doces, salgadas e recheadas, broas de milho, curau; além dos diversos pratos típicos de Minas. Faça uma visita ao Aguinaldo das Pamonhas, Rancho Dia Madona, experimente o famoso feijão tropeiro com torresmo do Bar do Cabaça, os quitutes da Fábrica de Delícias e a tradicional feijoada do Bar da Glória.