Depois do Carnaval e dos 40 dias da Quaresma, chega ao calendário litúrgico, a Páscoa. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados a mão, recheados com doces.
No cristianismo, a Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida no terceiro dia após sua crucificação. É a principal celebração do ano cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. Os costumes pascais variam e incluem missas matinais e a troca de ovos de Páscoa, que eram, originalmente, um símbolo do túmulo vazio. Muitos outros costumes passaram a ser associados à Páscoa, como o coelho da Páscoa. Há também uma grande quantidade de pratos típicos ligados à Pascoa e que variam de região para região.
Depois do Carnaval e dos 40 dias da Quaresma, chega ao calendário litúrgico, a Páscoa. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados a mão, recheados com doces.
Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa.
A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).
Essa festa surgiu sob influência de uma celebração judaica, chamada Pessach, que acontece, aproximadamente, no mesmo período. A Páscoa ocorre como lembrança da prisão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A venda de forma industrial só veio no século XIX, por meio de uma cultura americanizada de consumo. O ovo de chocolate como nós conhecemos existe há pouco mais de 200 anos. No Brasil, essas tradições chegaram só mais recentemente, no século XX.
A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século 17 e o início do século 18. No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.
A Páscoa é um feriado religioso celebrado por cristãos, mas há pessoas não religiosas que também comemoram o dia. Religiosamente, a Páscoa celebra a ressureição de Jesus Cristo. Para os não religiosos, é comum fazer almoços, reuniões de família e atividades variadas, como pintar ovos.
Encontre sua próxima viagem de ônibus
Viagens de ônibus mais práticas, com preço justo e suporte 24h.
Inscreva-se e economize ainda mais com promoções exclusivas
Você receberá e-mails promocionais da Buser. Para mais informações, consulte os política de privacidade.