O município de Frutal, situado no interior do estado de Minas Gerais, é reconhecido por ser grande produtor de abacaxi, cana, grãos, além de ser um dos pólos de educação do estado mineiro. O nome Frutal foi dado graças à abundância de frutas na região, por ter riachos cheios de jabuticabas, que na época eram chamadas apenas de "frutas".
Com uma população estimada em 75 mil habitantes, a cidade ainda possui ares pacatos de uma típica cidade pequena de Minas Gerais. A base econômica de Frutal é a agropecuária e a cana-de-açúcar, com destaque também à produção de abacaxi, se posicionando como a terceira maior produtora de todo o país. Haja abacaxi! O cultivo de grãos, em especial soja e milho, e pecuária leiteira também são outras duas atividades que movem a economia local.
Frutal também é uma cidade universitária. Isso mesmo, a pequena cidade é um importante pólo de ensino no estado de Minas Gerais, abrigando a UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) com os cursos de: Administração; Agronomia; Direito; Sistemas de Informação; Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Geografia; Jornalismo e Tecnologia em Alimentos.
A hospitalidade do povo de Frutal acolhe os estudantes e visitantes que por lá passam. Vale uma visita pela Igreja Matriz de Frutal; Parque dos Lagos; Prainha, Água Santa e as belas cachoeiras na zona rural de Frutal. Os frutalenses, como são chamados os nascidos em Frutal, também fazem uma bela Festa de São Sebastião todos os anos, com barracas de comidas e bebidas típicas, daquelas de dar água na boca, que só os mineiros sabem fazer, sabe? Há também danças regionais e a apresentação de artistas locais. Bora para Frutal em uma viagem de ônibus?
Leia mais