A cidade de Alegrete fica na região Sudoeste do Rio Grande do Sul, a 500 km de distância da capital Porto Alegre. Alegrete é conhecida como “a mais gaúcha das cidades do Rio Grande”, já que muitos dizem que lá vivem o gaúcho tradicional: de botas, poncho, lenço no pescoço e chapéu. Alegrete recebe esse título também por ter sido palco de momentos históricos do estado, preservando até os dias de hoje essas histórias, assim como tradições essencialmente gaúchas.
O município exalta suas tradições anualmente na Semana Farroupilha e no Desfile do Gaúcho, que conta com mais de 8 mil “cavalarianos” desfilando pelas principais ruas da cidade com suas roupas típicas e suas montarias.
Para conhecer um pouco mais sobre a história de Alegrete e da cultura gaúcha, recomendamos uma visita no Museu do Gaúcho e Memorial de Alegrete, onde você poderá ver maquinarias, equipamentos, utensílios domésticos e de trabalho relativos a história do gaúcho e do município. Há atividades e exposições permanentes e temporárias para visitação.
Ainda sobre a história de Alegrete, vale uma visita pelo centro da cidade. Passear sem pressa pela Praça Getúlio Vargas e ver antigos casarões, igrejas e a vida bucólica ao entorno do local acontecendo garante boas fotos e muito aprendizado sobre a cultura local.
Com uma população estimada em 73 mil habitantes, a cidade é terra de dois dos mais ilustres brasileiros: Mario Quintana e Oswaldo Aranha. Ambas personalidades contam com museus em Alegrete. O Museu de Mario Quintana fica em um bonito prédio com 7 andares e conta com jardins, café, exposição de arte contemporânea e uma impecável coleção do poeta.
Já o Museu Oswaldo Aranha traz fotos, documentos e objetos pertencentes a um dos alegretenses mais ilustres. Oswaldo foi Primeiro Secretário da ONU e um dos responsáveis pela criação do Estado de Israel. Além disso, foi diplomata ministro do governo do também gaúcho Getúlio Vargas. Tem muita história pra conhecer neste espaço!
Ah, além da rica cultura e história de Alegrete, vale dizer que o município tem sua economia baseada principalmente na agricultura, com destaque para o arroz, soja, milho e trigo. Outro destaque da cidade é a apicultura, que é responsável pela produção anual de 80 mil litros de mel.
Leia mais