A cidade de Ponta Porã - MS é a Princesinha dos Ervais; a terra da erva-mate faz fronteira com o Paraguai e se destaca pelo seu turismo histórico e de compras.
Situada no estado do Mato Grosso do Sul, a cidade de Ponta Porã foi fundada em 1892 e emancipada no Brasil somente no ano de 1912. A área antes era considerada uma região deserta do interior do Paraguai, mas sabe-se que ali habitavam tribos indígenas em meio aos campos de erva-mate. Em 1777, uma expedição deu início à exploração na região e posteriormente, uma colônia foi fundada por ali. Após diversos acontecimentos, Ponta Porã foi agregada ao território do Mato Grosso do Sul.
A economia Pontaporanense se desenvolve em torno da agricultura e da pecuária. O principal símbolos da cidade e sua economia é a erva-mate, matéria-prima para duas bebidas típicas do Brasil, o tererê (consumo do mate com água fria) e o chimarrão (consumo do mate com água quente). A erva-mate é tão importante para a cidade que se tornou símbolo logo na entrada do município, com o Monumento das Cuias e Ponta Porã também tem o apelido de Princesinha dos Ervais.
Um dos privilégios de se visitar a cidade de Ponta Porã é o fato dela fazer fronteira com o Paraguaia, a partir do município Pedro Juan Caballero. Os dois territórios praticamente se confundem devido à proximidade e são símbolos do turismo de compras. Na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, encontra-se a Linha Internacional, que possui diversas lojas e centros comerciais que atraem diversos turistas. Logo na fronteira também se encontra o Parque Nacional Cerro Corá, ponto turístico que relembra a história do Paraguai e repleto de belezas naturais.
No território Pontaporanense, existem dois lugares que você não pode deixar de conhecer durante sua viagem. O Parque dos Ervais é repleto de trilhas, cachoeiras e com muita diversidade de belezas naturais; já o Museu da Erva-Mate celebra a cultura local e a história da cidade. Já na gastronomia local, existem diversas opções como o Del'Toro, o Armazém Art e Bistrô e as Empanadas Raulitos. Mas convenhamos que, independente dos restaurantes escolhidos, é essencial provar os típicos Tererê e Chimarrão. E aí, que tal fazer as malas e partir no próximo ônibus para a terra da Erva-Mate?
Leia mais