A cidade de Barra do Garças, situada a 500 quilômetros da capital Cuiabá, é conhecida como "Paraíso das Águas''. Com pouco mais de 61 mil habitantes, o município fica aos pés da Serra Azul, à margem do Rio Araguaia, bem na fronteira com Goiás. Barra do Garças é fascinante: tem em seu domínio cachoeiras, grutas, montanhas, águas termais e mistérios em torno de alienígenas, tendo inclusive um discoporto. Sim, um aeroporto construído para disco voadores. Uma brincadeira incentivada por um vereador, mas que atualmente é um dos atrativos turísticos de Barra do Garças.
Sua população foi constituída por pessoas vindas de diversos estados brasileiros, incentivados pela descoberta do Oeste, em busca de ouro e diamante. A região onde está Barra do Garças foi desbravado por Marechal Rondon, na metade do século passado, assim como pelos irmãos Villas Boas, que ajudaram no plano do governo em abrir caminhos para o Brasil Central e a construção de Brasília.
Atualmente, a economia de "Barra" baseia-se em agropecuária, com destaque para a produção de milho, arroz e soja, além do turismo, que a cada ano coloca Barra do Garça como uma das cidades mais importantes para o circuito turístico de Mato Grosso.
Por falar em turismo, se você estiver indo para a região de Barra do Garças, pode se preparar: tem muito para se ver e vivenciar. A primeira dica é se aventurar pela Serra do Roncador, uma enorme formação geológica, que é cenário de muitas lendas e mistérios já que emite barulhos por conta dos fortes ventos. Há cachoeiras, cavernas e grutas incríveis para explorar na região, e que você pode conhecer por conta própria ou por meio de pacotes que podem ser fechados com agências de turismo locais.
Uma curiosidade é que A Serra do Roncador, em Barra do Garças, também é lembrada como um dos prováveis pontos por onde a expedição do britânico Percy Fawcett teria desaparecido no início de 1920. Este explorador foi quem inspirou o filme do Indiana Jones. Legal, né? Muitas histórias curiosas para uma cidade só.
A visita ao Parque Estadual Serra Azul também é uma boa pedida. O local tem um circuito incrível com cerca de 14 cachoeiras, que podem ser visitadas por trilhas de nível moderado. Entre as cachoeiras, a que destacamos é a Cachoeira das Andorinhas, com 28 metros de queda d'água. Imperdível! No passeio, também aproveite para conhecer o Mirante do Cristo, de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade e do encontro entre os rios Araguaia e Garças.
Leia mais