A cidade de Canarana, localizada no interior do Mato Grosso, conta com cerca de 20 mil habitantes. Trata-se de um município pacato, com belos lugares para descansar e passear.
O nome Canarana foi escolhido por conta de uma pesquisa realizada pelo agrônomo Orlando Roewer. Entre as espécies de fauna e flora da região, um nome chamou a atenção dele: um capim chamado canarana. Políticos da época acharam o nome bonito e consideram semelhante a Canaã, a terra prometida que está relatada no Antigo Testamento da Bíblia. O nome foi escolhido justamente porque consideraram um tipo de propaganda a fim de atrair os agricultores para a região.
Canarana se destaca como maior produtora de grãos do Vale do Araguaia, no Mato Grosso, sendo a soja o principal cultivo. A pecuária também é forte em Canarana com aproximadamente 450 mil cabeças de gado em uma área de 600 mil hectares de pastagem.
Uma curiosidade sobre o município é que o mesmo adota um fuso horário diferente do usado no estado de Mato Grosso. Em Canarana, o fuso horário de Brasília é que é utilizado, porém sem o horário de verão.
Canarana também é reconhecida como pólo regional de educação superior, tendo a oferta de cursos das universidades: UAB, Unopar, Escola técnica e Centro de Referência de Canarana (IFMT).
A cidade conta com pontos turísticos como a Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, pousadas às margens dos rios Culuene e Sete de Setembro, além dos monumentos do Avião e da Cuia. Uma cidade pacata do Mato Grosso, que garante sossego e muita verde para sua viagem de ônibus.
Leia mais