A cidade de Brusque é a 12ª maior do estado de Santa Catarina, com cerca de 135 mil habitantes. Brusque, que está localizado na região de Blumenau, no Vale do Itajaí, foi fundada em 1860 por colonos alemães. Seu nome é uma homenagem ao presidente da província na época, Francisco Carlos de Araújo Brusque.
O município tornou-se uma das pioneiras na indústria catarinense, em especial no ramo têxtil, recebendo o título de "Cidade dos Tecidos". Brusque passou a receber centenas de pequenas e médias empresas. Destaque para a Colcci, marca originalmente criada em Brusque e que hoje tem grande projeção nacional.
Em consequência da forte atuação no ramo têxtil, a cidade ganhou notoriedade e atualmente é uma das principais cidades para turismo de compras, no Sul do Brasil. Brusque possui centros comerciais, como a Feira da Moda, que reúne lojas entre atacadistas e varejistas. Na Rodovia Ivo Silveira, que liga o município a Blumenau, há shoppings atacadistas de grande porte, uma perdição para quem quer bons preços.
Ah, uma curiosidade é que foi em Brusque, em 1945, que se originaram as primeiras geladeiras da marca Consul. A cidade recebeu incentivos para fomentar uma pequena oficina para protótipos e teste de geladeiras, o que propiciou a criação de uma das maiores indústrias de refrigeração do país.
Se você estiver viajando em outubro para Brusque poderá participar da maior festa da cidade: a Festa Nacional do Marreco – Fenarreco. O prato principal do evento é o marreco recheado com repolho roxo. O visitante também pode degustar o eisben (joelho de porco), salsichas especiais, petiscos alemães e vários tipos de chopes gelados: pilsen, weiss (trigo), entre outros. Tudo isso acompanhado pelo som das músicas germânicas. É a oportunidade de conhecer uma autêntica festa alemã.
Anote aí se você está programando uma viagem de ônibus para Brusque: não deixe de conhecer o Parque Zoobotânico, um complexo de 120 mil metros quadrados, onde vivem cerca de 100 animais de 70 espécies diferentes. Outro cartão-postal da cidade é o Parque das Esculturas, local que reúne mais de 40 obras a céu aberto, feitas em mármore por artistas de diversos países, incluindo uma obra do arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer.
Vale também conferir o Observatório Astronômico Tadeu Cristóvam Mikowski, no centro de Brusque. A maior atração do espaço é o grande telescópio Cassegraniano de 300 milímetros de lente. O equipamento é capaz de proporcionar um aumento de até 2,3 mil vezes, o que atrai muitos turistas para o local, além de estar contribuindo para importantes pesquisas no Brasil.
Leia mais