A mineira Araxá – MG faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, possui fontes de águas medicinais que renderam o apelido da cidade de Terra da Juventude.
A cidade de Araxá, localizada no Estado de Minas Gerais, conta com pouco mais de 100 mil habitantes e faz parte da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O município pertence ao Circuito das Águas de Minas Gerais, reconhecido pelas propriedades terapêuticas diversificadas de suas águas medicinais. Por esse motivo, Araxá é conhecida por ser a “Terra da Juventude”, pois suas águas “fazem milagres”. O município foi fundado no ano de 1865 e sedia diversos eventos anuais como, por exemplo, o Araxá Rodeio Show, que reúne artistas de grande renome e atrai milhares de turistas todos os anos.
O nome de Araxá tem origem indígena e significa “lugar ou terreno elevado”, o que faz sentido, uma vez que a cidade está localizada em meio a uma paisagem de serras e vales. Uma curiosidade sobre a cidade é que ela ostenta o Complexo do Barreiro, uma das principais atrações turísticas da cidade, famoso pelo poder medicinal de suas águas e lama. O local, que possui características vulcânicas, é formado por 12 pontos e é visitado por centenas de pessoas todos os dias.
Com muitas belezas e encantos naturais, Araxá é um destino turístico popular no Brasil que faz parte do Circuito Turístico da Canastra, com atrações para quem gosta de esportes radicais, trilhas e cachoeiras. Araxá possui inúmeras opções de lazer como, por exemplo, o Termas de Araxá, a Fonte Dona Beja, o Mirante do Cristo e a Trilha da Mata da Cascatinha. O Horizonte Perdido ou Morro da Ventania fica na Serra da Bocaina e atrai turistas para a prática de voo livre e mountain bike, com uma bela vista das montanhas.
Quem viaja para a cidade também não pode deixar de conhecer as delícias do Empório João Menino ou a Fábrica Dona Joaninha, lugares onde é possível degustar diversas opções de doces, queijos e produtos artesanais em geral. E se você ama queijo como um bom mineiro, vale a pena conhecer o Sítio Real, local onde são produzidos alguns dos queijos mais premiados do Brasil. Embora a cidade conte com uma boa estrutura de aeroporto, também é possível chegar por meio de ônibus ou veículo próprio.
Se você está planejando adquirir uma passagem para conhecer Araxá, não deixe de visitar o Museu Calmon Barreto, o Memorial Araxá e a Árvore dos Enforcados. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão ainda o Panini Bistrô, Spetu’s Bar e Restaurante, o Bossa Nova e o Pizzaiolo! Partiu fazer as malas?!